CULTURA E SABEDORIA DE VIDA
 
“Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que às vezes, fico pensando que a burrice é uma ciência.” (Poeta: António Aleixo) Quando me refiro á sabedoria, e a inteligência, eu devo dizer que é um assunto bem complexo, por tudo o que envolve. Mas existe um pensamento geral de que todo o mundo deve estudar para vencer na vida, mas tecnicamente somente 10 por cento dos melhores conseguirão empregos rentáveis, os demais, formados terão de fazer as tarefas mais simples e importantes para a vida. Mas é fácil chegar a uma vida cheia de surpresas, e agradável, se formos sábios, independente se formos cultos. Eu posso considerar-me mais um autodidata, do que escolado, mas não deixo de consultar e minhas leituras, meu computador indo de leve para o lado da sabedoria adquirida por informações consultadas aos grandes mestres. Se bem que um escolado pode ser sábio, mas as coisas podem ser independentes. A vida e as coisas sendo observadas nos ensinam muitos caminhos. O autodidata leva mais tempo, mas a lições que a vida lhe prega, não serão esquecidas. Demora um pouco mais, mas são lições aprendidas que ficam para sempre. Basta que nós consigamos diferenciar as pragas da vida, das coisas que são realmente relevantes para nós. Nunca vamos chegar a um modelo ideal para a vida, mas temos que tentar sermos os melhores, mesmo com heranças do passado que nos podem ser boas ou não. Devemos considerar que a sabedoria é diferente da cultura. Ser sábio é viver bem com a vida, no seu sentido mais amplo, ser feliz, e isto se aplica até não existindo uma cultura ideal. Mas ser culto é uma alavanca importante para a vida, e podem nos levar ao conhecimento, tornando a nossa vida melhor, mas sem se desvencilhar da sabedoria. Escolher as nossas preferências certas depende muito da sabedoria. Se escolhermos um programa para o final de semana, temos que analisar os benefícios e prever as possibilidades de algumas conseqüências que poderão nos aborrecer. Isso é ser sábio. “USE SEMPRE A SUA SABEDORIA PARA A VIDA”
Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 13/09/2021
Código do texto: T7341264
Classificação de conteúdo: seguro