BRASIL, MOSTRA TUA CARA

Em 1987, Cazuza lançou a música Brasil, onde, ele dizia os seguintes versos:

“Brasil, mostra a tua cara

Quero ver quem paga

Pra gente ficar assim

Brasil, qual é o teu negócio

O nome do teu sócio

Confia em mim”

O que estes versos querem dizer? Nada. Aliás, tudo!

Atualmente, se usam a camisa do Brasil, aliás, da seleção brasileira, para defender ideologias politicas. Misturar futebol com politica, já vimos que não dá em nada. Inclusive, cria-se uma repulsa de parte da população quanto á seleção brasileira. Apesar de eu discordar da CBF em 99% das atitudes da federação.

Também, hoje em dia, ser patriota é mais parecido com ser idiota. Ser patriota para alguns, somente quem defende o atual governo. Ainda há quem use o slogan: “ame o Brasil ou deixe-o”. Para estes, amar o Brasil significa lamber as botas do governo e concordar com todas as sandices impostas pelos Bórgias brasileiros. Um governo cujo caráter insiste em culpar os governos anteriores por suas más gestões e não reconhecer que estes mesmos são cruelmente incompetentes.

Todos nós temos nossas opiniões politicas, todos nós temos nossas crenças, religiosas ou não. Mas, enfiar goela abaixo que lado A é melhor que lado B, é maçante, é cruel e não tem nada haver com opinião. Penso que a liberdade de expressão deve existir em todos os lugares, ainda que, haja discordância, respeito deve vir em primeiro lugar. Porém, a censura no nosso pais impera, ainda que, muitos fechem os olhos e sejam hipócritas em negar que haja censura. Liberdade de expressão é utopia no Brasil.

De fato, a democracia não existe, existe apenas um jogo de interesses, aonde, somente opiniões semelhantes são bem vindas e as opiniões contrárias são motivo de censura. Este é o nosso Brasil. E como dizia Cazuza, ele mostra a sua cara: a cara da hipocrisia e da alienação.

O Brasil vai levar jeito. Não hoje, não agora.

Mauricio Rocha, 10 de setembro de 2021.

Mauricio Rocha
Enviado por Mauricio Rocha em 10/09/2021
Código do texto: T7339222
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.