AGRADECER A AMIZADE. AO AMIGO DARTAGNAN. GRATO POR SUA AMIZAADE.

Agradecer a amizade na partilha concedida por deuses. Ela quando é verdadeira nasce espontânea e naturalmente. Cai dos céus, só dá prazer. A amizade conhece sua grei.

Ninguém gosta ou se aproxima dos que incomodam por desigualdade de princípios ou prática de condutas repelidas, ou mesmo ausência na comunhão de ideias respeitada a diferença de pensar.

A contradição que ocorre entre amigos faz crescer, é desejável por ser criadora, movimentou o mundo e o saber, é diversa do desrespeito que cede pela incompetência e desaparelhamento, e se cala quando mostrados os dentes na arena do combate do pensamento, e sucumbe.

Embora a sabedoria seja limitada pela educação formal adquirida nas mais abrangentes ciências, a ciência de viver, o convívio, é ponto básico nutriz de amizades, ainda que partícipes amigos possam deter significativas informações por obra do destino, e que envolvem vasta seara.

Agradecer a amizade é abrir a porta da festa da humanidade, e bom de dizer, se o mundo se formasse somente de amigos, por mais áspero fosse o desencontro de ideias, afastado da rudeza e servido na oferta da busca para melhor, o mundo não estaria vivendo o confronto que vive nos dias de hoje.

Eu agradeço ter podido fazer bons e também novos amigos no curso da minha vida.

Não basta a experiência “é preciso elevar-se acima do impuro conhecimento que nos vem pelos canais deformadores dos sentidos”, como ensinava Kant em sua “Crítica da Razão Pura”. Isso acontece na construção das amizades que merecem agradecimento. Exalto o alcance humano da comunicação e congraçamento de comunhão e viabilização da palavra tão em voga, do contraditório que tem como núcleo a depuração de arestas cortantes para galgar o cume do entendimento e da compreensão, privilégio de poucos, bem como porta fechada para quem fica distante da reflexão, do mergulho no interior do eu despojado de vaidades, entrave e gravíssimo obstáculo para iniciação no processo da vida plena.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 08/09/2021
Reeditado em 08/09/2021
Código do texto: T7337973
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.