Anarquista, nem tanto.
Entrou tentando não ser visto por ninguém e sentou-se no último banco, perto da porta.
Não sabia exatamente há quanto tempo não entrava em uma Igreja, mas fazia bastante tempo. Sentira vontade de vir, mas prometera a si mesmo que não iria se comportar como um religioso. Não iria obedecer as ordens do padre.
Estava ali porque queria; porque a Igreja lhe trazia boas recordações de sua infância e nunca se esquecera do padre José, um espanhol que aos domingos, depois do catecismo, costumava jogar bola com os meninos sem tirar a batina que apenas levantava com as mãos mostrando os sapatos pretos bem engraxados que todos temiam, pois, de vez em quando ele acertava a canela de alguém.
Além disso, a Igreja é um lugar público e todo cidadão tem o direito de entrar e sair de um lugar público desde que ele esteja aberto, é claro.
Sentou-se mais perto da porta por dois motivos: primeiro, porque gostava de ar puro e como as Igrejas costumam ficar fechadas, elas cheiram a mofo — e ele era alérgico —; segundo, porque planejava sair antes que a missa acabasse, talvez para reforçar o seu sentimento de liberdade.
“Em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo.” Quando o padre falou, todos se puseram de pé. Ele continuou sentado, mas sentiu um desconforto enorme de ser o único a ficar assim. Resistiu por pouco tempo. Engraçado é que suas pernas fizeram o movimento para se levantarem antes que ele quisesse realmente ficar de pé.
“Todos sentados”. Todo mundo se sentou, menos ele que havia prometido a si mesmo não cumprir as ordens do padre, lembram? Sentiu a mesma sensação de desconforto do momento em que havia ficado sentado e os outros se levantaram. Só que agora iria resistir custe o que custasse.
Não foi fácil; todos olhando para ele e o padre esperando que ele se sentasse para fazer o seu sermão. Ele resistiu. Começou um zum zum zum na Igreja. Depois de alguns minutos o padre falou:
- Pode assentar meu filho.
- Não quero senhor padre, assim está bom — respondeu.
- Mas todos estão sentados. — insistiu o padre.
- Mas eu não quero; fiquei muito sentado hoje.
Assim assistiu à missa toda de pé,( nem teve vontade de sair antes do final),t odos olhando para ele; o padre parecendo que ia ter um ataque