LIBERDADE! O DOM NATO DOS SERES HUMANOS... 8h43min.

A priori todos os seres humanos nascem livres, os entraves a LIBERDADE, são movidos por parte dos seres humanos, baseados por interesses mais vis, na política, na economia e pasmem! Até na expressão do sentimento da RELIGIOSIDADE; pois os primeiros cristãos deram suas vidas para provarem a sua opção de liberdade, em testemunho a figura Messiânico de Jesus, precursor da Liberdade e da Fraternidade, todos os povos...

Hoje, se reverencia uma personagem* quase esquecida, no Brasil Colônia, que teve a coragem de dar a sua própria vida, pois sonhara com um país livre, das amarras que o escravizavam e tolhia totalmente a LIBERDADE de trilhar os seus caminhos...

Você daria sua vida por estes ideais? Poucos com certeza, pois a grande maioria vive movida pelos interesses individuais, e os coletivos? Estes normalmente ficam em segundo plano.

Novo regime começara o Republicano, o Brasil Colônia e Monárquico tinha se extinguido, razão pela qual era preciso achar um “símbolo” destes anseios, a LIBERDADE, este célebre personagem de nossa história, executado sem dó e piedade, que teve a coragem de assumir somente para si, a culpabilidade dos “revoltosos’ que aspiravam um país livre das amarras do Colonialismo Português, foi “ressuscitado”; se tornado personagem símbolo do novo regime...

Na realidade foi alguém que viveu além de seu tempo; “sonhava” que cada nação deveria ter direito de ser livre para comandar o seu destino; quantas vidas ao longo de nossa triste história não deram suas vidas para estas conquistas?...

O mundo, apesar de tantos avanços, está ainda longe de viver em plena LIBERDADE; hoje há outras formas de tolher a LIBERDADE dos povos, a “ditadura” dos cartéis, que não deixa de ser a exploração de povos mais “desenvolvidos”, aos que não tem acesso as novas tecnologias; sua mão de obra barata é vilmente explorada; “estes” não pensam em absoluta com a perda de emprego de seus cidadãos de seus países de origem...

Por último, ainda há países em que a LIBERDADADE está longe de “chegar”; Cuba, Coréia do Norte e China, em que parece “receber” os primeiros rudimentares princípios da LIBERDADE...

Por último, apesar das críticas de alguns, louvemos! Tudo está acontecendo na nação brasileira, é porque vivemos pela “proteção do manto” da LIBERDADE, em que ao longo de nossa história custou à vida de muitos...

A figura messiânica de Jesus, é também a figura de destaque desta conquista, como o é o personagem brasileiro que estamos dedicando estas singelas palavras em sua homenagem... 9h27min. Curitiba, 21 de abril de 2016 - Reflexões do Cotidiano – Saul

*Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Nascimento: 12 de novembro de 1746, Fazenda do Pombal, Minas Gerais. Morte: Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792, (45 anos). Nacionalidade: Português. Ideais notáveis. Mártir da Inconfidência Mineira; independência do Brasil Colônia do Império Português”. Wikipédia.

O singelo texto foi escrito em 2016, cinco anos depois, o povo sai às ruas para clamar por LIBERDADE!

https://www.recantosdasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerma01@gmail.com

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 07/09/2021
Código do texto: T7336960
Classificação de conteúdo: seguro