Conflito entre pessoas e ideias. (TeXtículo)

O que uma pessoa pensa e diz refere-se às suas ideias. Muitas vezes essas ideias são uma primeira impressão que a pessoa tem a respeito de uma situação, de um fato ou evento. Nem sempre é o pensamento final de um sujeito. Para uma forma de pensar encarnar-se em comportamento leva algum tempo. Mas o nosso julgamento segue uma tendência de avaliar a pessoa como sendo o reflexo de suas ideias, o que nem sempre é fatual.

Desse ímpeto surgem muitos equívocos e conflitos pessoais. Relações são comprometidas e finalizadas. Além de, ao extremo, fatalidades podem ser resultado de uma simples inadequação compreensiva de uma ideia.

Confundem-se ideias com pessoas. Deveríamos aprender ser mais resilientes com as primeiras ideias ao encontrar e ouvir as pessoas. Depois, de alguma escutatória, observação e interação podemos absorver melhor a diferença entre o que a pessoa é, de fato, e o que são só as suas ideias ou pensamentos.

Temos dificuldades em separar as ideias das pessoas. Porque não temos mais tempo e paciência de escutar as pessoas antes de lhes responder.