A menina que gostava de palavras.

A menina que gostava de ouvir histórias que os adultos contavam quando se reuniam nas calçadas à noite, após o jantar, assim como bebia as palavras do Pastor de sua Igreja que era também Professor de Português.

Cada palavra nova que ouvia, a menina pedia à mãe que lhe explicasse o significado, o que nem sempre Dona Maria conseguia em razão de seu pouco estudo. Por isso a menina ia mais cedo para o Grupo Escolar onde havia uma Biblioteca e suas perguntas sempre eram respondidas. Foi assim que cedo adquiriu o hábito da pesquisa.

Um dia, um vendedor de livros apareceu na casa da menina que começara a frequentar o ginásio.

Com facilidade o bem falante rapaz convenceu a mãe a adquirir o “maravilhoso dicionário com três volumes ricamente encadernados e ilustrados. É uma obra que possui mais de três mil verbetes, etc., etc...”.

Dona Maria não sabia o que eram verbetes, mas por serem milhares, deveriam ser suficientes para alimentar a curiosidade da menina de doze anos.

Depois deste a menina adquiriu pela vida afora outros tantos dicionários, embora nenhum tenha tanto valor quanto o que a mãe lhe comprou com tanto sacrifício.

Anita D Cambuim
Enviado por Anita D Cambuim em 05/09/2021
Código do texto: T7335916
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.