Ouviram do Ipiranga

SEMPRE achei a música do nosso Hino Nacional muito bonita, mas a letra é confusa, empolada, difícil e, em alguns momento, hilária e fantasiosa. Logo no início aquele "Ouviram do Ipiranga" é de lascar o cano. Mas é o hino que temos. Se a comida é essa pra que engulhar? Era oque dizia um velho muito crítico de Arcoverde.

Compreendo que se comemore o dia da independência, o sete de setembro. Tudo bem, há os falsos patriotas, amostrados, muita fantasia, até os fascistas se aproveitam da data. Mas o povo comemora com verdadeiro patriotismo. Só o povo é patriota no Brasil.

Agora, acho uma pena que a história oficial não retrate com imparcialidade como seu deu a independência. A verdadeira história, escondida pelos canais oficiais, esclarece que Dom Pedro fez a proclamação não como o quadro de Pedro Américo retrata. A verdade é que ele estava voltando de uma happy hour na casa da amante, a Marquesa de Santos, onde comeu à beça uma panelada acompanhada de muita birita e, resultado, na volta teve uma grande caganeira e enquanto se aliviava no mato recebeu as cartas sobre pressõs das cortes portuguesas, na verdade a princesa avisava que se ele não declarassea independência outros setores fariam isso. Irritado, cagando, ele pronunciou a frase célebre. E hilária porque estava numa posição desconfortável. Detalhe: naquele tempo não existia papel higiênico, o jeito era se virar com folhas de mato. O resto é fantasia. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 03/09/2021
Código do texto: T7334364
Classificação de conteúdo: seguro