SE ME MATAREM, MORREREMOS TODOS

SE ME MATAREM, MORREREMOS TODOS

©AFDupré Dezembro 2020

Reflitam, pensem nisto. Sou a árvore. No meu aniversário, dia 21 de setembro, me presenteiem com a vida. Plantem sementes! Podem começar desde já. Precisamos de muitas. Não as joguem no lixo, nem nos ralos. Façam como os pássaros. Espalhem por terrenos baldios. Semeiem!

Estamos juntos no planeta terra, onde cheguei antes de vocês. Aqui Deus me semeou, para recepciona-los e alimentar. Virei broto, arbusto, cresci. Vivi longamente, servi de abrigo, de alimentos, deixei sementes, já não dou mais frutos. Aguardo sem pressa o momento de murchar. Outras surgirão. Lembram-se de onde vem o nome do nosso querido Brasil? pau-brasil, né?

Sem a minha presença, seja na terra, nos rios, nos mares ou nos oceanos, não haverá vida. Não me matem, imploro!

No Natal, sou um dos símbolos da comemoração. Estou paramentada e iluminada nos lares aguardando a chegada do menino Jesus. Fico hospedada até o dia de Reis.

Árvores, são tantas! A da da vida, foi colocada por Deus no centro do Éden (logo ali) Árvores frutíferas - grande variedade - ,algas marinhas, árvores frondosas, trepadeiras, umas frágeis, outras fortes, resistentes a dilúvios, vendavais e furacões. Árvores perigosas. Árvores floríferas para enfeitar sua vida, seu jardim, seu paraíso. São tantas! Amorosas. De mim você tira a flor para oferecer à sua amada - “trago esta rosa, para te dar, meu amor...”.(saudoso Tim Maia)

“Guarda a rosa que eu te dei...a rosa vale mais que a tua dor...”(Miltinho)

Árvores assassinas. Cuidado, não fiquem em baixo do coqueiro. Oh que pena! A manga caiu na cabeça do seu gatinho. Quase o matou! Cuidado com a cicuta. Seu veneno matou o filósofo Sócrates. Sobre as árvores, “só sei que nada sei”, diria ele?

A propósito, lembram de Sir Isaac Newton? Pois é, sabem onde ele estava lá pelos idos de 1.660? Sentado sob a sombra de uma macieira, quando viu uma maçã caindo. Intrigado por que ela caia na vertical e não ia para cima, chegou a conclusão que existe uma força exercida pela terra que atrai todos os objetos. A este fenômeno deu a ele o nome de "Lei da Gravidade". Estará viva, ainda, esta macieira?

Árvores anãs, arte japonesa do bonsai. Olha que linda aquela macieira anã ali no vaso. Hum, que goiaba deliciosa! Nossa, que jaca enorme. Delícia!

Sabem qual a árvore símbolo do Brasil? É o ipê amarelo. Patrimônio Nacional. Já ouviram falar nos Jardins Suspensos da Babilônia? Uma das sete maravilhas do mundo. Pois é... estamos lá!

Alô netas e netos quero bisnetos. Por favor, não podem nem cortem a árvore genealógica Deixem-na florir. “Vê, estão voltando as flores...”(Helena de Lima, Emílio Santiago)

Que lindo o colibri beijando a flor. Olha os pássaros comendo os frutos e espalhando as sementes. Gente, olha os miquinhos comendo as bananas. Divino!

Na aridez do deserto, onde as caravanas param? No oásis. O que tem lá? Água e árvores. A vida!

“Por favor, pare agora!...” Largue esta serra elétrica, este machado. Não me mate, senão morrerás junto.

Manchete na imprensa marrom:

ÁRVORE ASSASSINA!

“Árvore estava sendo serrada para produção de carvão, tomba e cai em cima dos pobres coitados operários. Até o momento o número de mortes atinge mais de 20. Dentro em breve, mais notícias sobre vítimas”

“ Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá...nossas várzeas tem mais flores nossos bosques tem mais vida...”(Gonçalves Dias)

Já viram ou ouviram falar dos famosos Jardins Suspensos da Babilônia? Uma das sete maravilhas do mundo antigo. Lindo!

Aqui no Jardim Botânico do Rio de Janeiro - quiçá a única cidade do mundo dentro de uma floresta- eu e minhas colegas enfileiradas na ala das palmeiras ficamos encantadas com sua presença. Venha nos visitar.

Bom lugar relaxar e meditar sob a sombra das inúmeras árvores daqui.

Também estamos na rua onde você mora, fazendo sombra, refrescando, embelezando. Proteja-nos. Não nos maltratem, pelo amor de Deus! Adoramos quando os pássaros fazem seu ninho nos nossos ramos. Ali protegem suas crias até o voo de independência.

Vá a Amazônia. Vá conhecer a maior maravilha do planeta. É nossa! De forças aos governantes para de lá expulsarem os falsos “protetores” da nossa floresta. Não acreditem nos alarmes de desmatamento divulgados por ONGS estrangeiras que na verdade só querem explorar as riquezas do nosso subsolo, nossos minerais. “Fake News”.A imprensa marrom adora divulgar como se real fosse! Onde estão mal vindas ONGS as florestas dos seus países? Vão pra lá.

Alô, brasileiros, estamos vivas. Venham todos nos conhecer, nos abraçar! Nossos corpos são bem grossos. São necessárias muitas pessoas para nos rodear. Precisamos do calor humano.

Alô, aqui quem fala é o Baobá. Vim direto da África para a Ilha de Paquetá RJ. Venham me abraçar e me beijar. Tirem fotos ao meu lado!

Alô irmãos indígenas, cuidem bem de nós, árvores indefesas. Não permitam, em troca de vil metal, que madeireiras, sejam de onde for, explorem ilegalmente seu espaço. Não vendam as terras que ocupam. A Amazônia não é de vocês. É do Brasil! #Amazônia é nossa! Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!