III HÁ 521 ANOS ATRÁS... 09h40min.

Fomos testemunhos oculares de nossa história deste último anos, pois se Deus assim o permitir iremos completar oitenta anos em 7 de novembro...

O sistema republicano, não tem sido fácil nestes últimos anos, pois tem sido de avanços e retrocessos, e porque não dizer de algumas decepções, como no caso das eleições diretas, que começou em grande comício em nossa cidade, - 1984 - cuja presença de destaque foi o saudoso Tancredo Neves, * no final as eleições diretas não foram aprovadas, mas ele foi eleito pelo Congresso, dias antes da posse, ficou doente, não assumiu, para frustações de milhões de brasileiros, assumindo o seu vice Sarney...

Com seus planos mirabolantes, para conter a inflação, que no final acabaram não dando certo. Aí veio Collor, que acabou renunciando, o seu vice assumiu, Itamar Franco*, para surpresa dos brasileiros, apareceu com mais um plano econômica, elaborado por equipe de economistas de renome, que analisaram onde os demais planos haviam fracassado, fazendo as devidas correções...

Um político de destaque foi chamado para ser o seu Ministro da Fazenda, FHC, para ser o executor deste novo plano econômico, com uma moeda nova, o Real. Finalmente em 01 de julho de 1994, o plano começou para valer! Um real equivalia a um dólar, e o salário mínimo era de R64,00 reais...

Este plano deu certo, - apesar de algumas distorções, pois os juros nos bancos eram extremamente altos – a inflação tormento permanente de outros governos foi finalmente contida, e graça a isto se elegeu presidente por duas vezes,94/98

Apesar de seu sucesso, não conseguiu fazer o seu sucessor, quando finalmente o PT conseguiu galgar o poder algo que perseguia a vários anos. 2002

Lula, uma figura convincente, o menino do nordeste, de uma infância paupérrima, cuja a numerosa família veio para São Paulo, em busca de dias melhores, torneiro mecânico, líder sindical e mais tarde político, e para dar maior credibilidade a sua candidatura teve como vice um saudoso empresário José de Alencar*...

Conseguiu se eleger duas vezes, - votamos nele – e também fazer sua sucessora, - Dilma, também votamos, nela, até dizíamos se ela fora uma “guerrilheira” errar é humano e perdoar é divino.

Na sua reeleição não votamos nela, quanto, finalmente constatamos que fôramos “enganados”, pois a Lava Jato, estava desvendando, um monumental esquema de corrupção, em estes líderes usaram de artifícios para enriquecimento ilícito... 10h16

Continua... Curitiba, 01 de setembro de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Tancredo de Almeida Neves. Nascimento: 04 de março de 1910, São João del Rei Minas Gerais. Falecimento: dia 21 de abril de 1985, São Paulo-SP.

*Itamar Augusto Cautiero Franco. Nascimento: 28 de junho de 1930. Oceano atlântico. Falecimento 02 de julho de 2011 – São Paulo – SP.

*José Alencar Gomes da Silva. Nascimento 29 de outubro de 1931, Murué, Minas Gerais. Falecimento: 29 de março de 2011, São Paulo - SP

Nomes e datas compilados da Wikipédia.

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@gmail.com

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 02/09/2021
Código do texto: T7333621
Classificação de conteúdo: seguro