II HÁ 521 ANOS ATRÁS... 17h45min.

Com grito de Independência ou morte, Dom Pedro I, então no vigor de seus 24 anos, *também não podemos deixar de mencionar, que sua esposa, princesa Leopoldina da Áustria, foi uma grande incentivadora para que isto acontecesse...

O maior país da América, finalmente, estava liberto de Portugal, após 322 anos, em que eles comandavam o seu destino. O primeiro Imperador do Brasil, cumpriu sua árdua missão de pacificar o país, mantendo a unidade de seu imenso território. Quis o destino, que nove anos depois, 1931* tivesse que regressar a Portugal, que vivia uma verdadeira guerra civil, pela disputa do trono.

Foi o pacificador, e acabou vencendo a contenda, aos 35 anos, no mesmo palácio que nascera, - Queluz – veio a falecer, porém, aqui em seu lugar deixou o seu filho, com apenas quatro anos, que aos 14 anos, iria se tornaria o segundo imperador do Brasil, foram 67 anos, em que a nação brasileira muito prosperou apesar de ter que vencer muitos entraves...

Governou o país por quase 50 anos, o Brasil muito prosperou, em todos os seguimentos, pois ele tinha uma visão de estadista, procurando inserir em nosso país, os avanços da modernidade da velha Europa, com destaque as ferrovias...

Afirmam que nosso Imperador era o mais demográfico dos governantes, aceitava as ferrenhas críticas com naturalidade, diferente de hoje em que o Supremo manda prender, aos que os criticam...

Em 15 de novembro de 1889, a nossa monarquia foi extinta, num golpe militar, - num jogo de personalismo exarcebado – a família imperial e seus simpatizantes foram banidos do Brasil, como se fossem “não gratas” ao país, o que demonstra que o sistema republicano, começou de forma bem desequilibrada, haja visto, que mais tarde o próprio imperador comentou que aceitaria pacificamente a mudança e começo de um novo regime de governo.

Em 15 de novembro, se completará 132 anos de República, que uma sucessão de permanentes crises, com destaque a ditadura Vargas, 15 anos, com prós e contras, do mesmo modo o regime militar, de 21 anos, neste meio tempo um presidente põe fim a sua vida, - Vargas, 24 de agosto de 1954 – um outro renúncia, - Jânio, em 25 de agosto de 1961 - o mesmo acontecendo com Collor e Dilma, esta foi “caçada” ´pelo Congresso...

Finalmente, estamos nos aproximando de mais um 7 de setembro, com a expectativa, de maciças manifestações, e pasme! Pela liberdade... 18h24min. Continua.

Curitiba, 30 de agosto de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autyores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@gmail.com

Datas e nomes Wikipédia.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 01/09/2021
Código do texto: T7332924
Classificação de conteúdo: seguro