QUEM TEM UMA MENTE BRILHANTE?

Tem uma mente brilhante quem viveu deslocado do tempo, mudando os destinos da humanidade, pela genialidade.

Newton na física, Leonardo Da Vinci na multiplicidade de talentos, antevendo e desenhando máquinas que iriam se materializar muitíssimos anos depois(submarino, avião, entre outras), os desconhecidos escultores da Vitória de Samotrácia ou do Laooconte, esculturas em impressionante movimento, séculos e séculos antes de fazê-lo Bernini, tirando a estatuária da inércia barroca e lhe dando vida, movimento, como no fantástico David, encontrável na Galeria Borghesi em Roma, onde se encontra o surpreendente e praticamente vivo “Rapto de Proserpina”.

Nas letras um São Tomás que possibilitou a aproximação de Deus pelas famosas cinco vias, tirando da imobilidade o Deus aristotélico, em contraposição ao voluntarioso Deus de Santo Agostinho, e tantos outros.

Mas há um marco de conquistas nas liberdades públicas com assento no pensamento de Rousseau que instaurou definitivamente as liberdades públicas, individuais, democráticas.

Vivendo entre suas grandes cerebrações, fora do tempo como todos os gênios e santos, Rousseau fez um pouco de tudo. As sutis questões levantadas em seus "Discursos" o celebrizaram. Em pouquíssimo tempo o mero copista musical oriundo de Genebra restou famoso.

Na vida turbulenta que arrastou, sofrida e tumultuada em várias fases, fazia um pouco de tudo, chegando a escrever uma comédia, "Narciso", bem como um novo sistema de notação musical. Como músico foi entronizado na sociedade mundana de Paris. Diderot encomendou-lhe temas sobre música para sua "Enciclopédia". Os "Discursos" tornaram Rousseau o filósofo conhecido por séculos.

Neles se destaca o núcleo do ser humano como entidade da bondade, da inocência e principalmente do altruísmo. O egoísmo, arremedo de humanidade, trava insípida e amarga que solapa o crescimento de todos, seria fruto da ordem social mal construída, insana, decrépita, instável e demeritória.

Se dermos um breve passeio pela história constataremos que o filósofo tinha razão. E seus credos são atualíssimos. Não precisamos ir longe. Ficando na domesticidade de nosso solo, investigando quem o pisou, conquistou, dominou, como se desenvolveu e sob quais mandos e diretrizes, o que nos deram de civilização, quais os benefícios de colonização se é que a tivemos, verificaremos quanto de axiomático, verdadeiro encerra o princípio defendido pela brilhante mente de Rousseau.

De um lado o homem e sua virtude dilacerada pela sociedade, de outro a sociedade esmagando aquele que a criou para protegê-lo. Daí se extraíram os dogmas dos infortúnios de uma esquerda cega e da direita egoísta que nos chega pela história. Uma retirando a liberdade, a sobrevivência das faculdades todas, de ir e vir principalmente, de fazer escolhas vocacionais, outra retirando a muitos a sobrevivência material, o puro e simples direito humano, por egoísmo, não só à moradia, à saúde, à educação, mas à proteína.

E nessa toada de simulações e desencantos formaram-se os opiniosos regimes de exceção; de direita e de esquerda, martirizando, embrutecendo, radicalizando, banalizando os maiores valores do homem.

Todos querem ter razão. Ninguém a tem. Os sábios não a tiveram. Os santos não a alcançaram. Os filósofos não a explicaram satisfatoriamente. Cristo indagado por Pilatos o que era a verdade, chamemos de razão, não obteve resposta o Romano, pois Cristo veio ao mundo fazer justiça.

Precisamos compreender que compreender é a grande meta, unir o grande objetivo, somar a melhor equação, distinguir a grande sabedoria, amar e ser caridoso o fim último.

Tentemos construir mais e desconstruir menos, e se pudermos, atalhar os que põem obstáculos nesses caminhos façamos assim, com benevolência e compreensão, pensando distantes da direita ou da esquerda, palavras nada mais. E que recepcionemos com boa vontade tudo que estas brilhantes mentes nos legaram. Se não podemos compreendê-las, ao menos não fiquemos em silêncio diante de suas virtudes.

Eric Beinhocker, deixa claro que:

"O QUE ESTÁ NA BASE DA SOCIEDADE, NÃO É UM CONFRONTO IDEOLÓGICO ARCAICO, MAS SIM UMA COMPLEXA REDE DE RELAÇÕES."

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 31/08/2021
Reeditado em 31/08/2021
Código do texto: T7332777
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.