HÁ 521 ANOS ATRÁS... 16h15min.

Intrépidos navegadores portugueses, em precárias caravelas, mas algo impulsionava no âmago de suas almas, com destaque ao comandante Pedro Alvares Cabras, que novas terras seriam finalmente encontradas.

Foram longos dias e meses de privações e frustações, em que houve momentos, em que as novas terras seriam alcançadas, pondo dúvidas se elas existiriam realmente, finalmente para alegria todos, no dia 22 de abril, tudo foi concretizado, finalmente divisaram as novas terras, que na sua inocência julgavam ser uma ilha,” Ilha de Vera Cruz, foi o primeiro nome dado ao Brasil. Isso porque a expedição de Pedro Alvares Cabral, carregava lascas do que se supunha a verdadeira Cruz (Vera) Cruz em que Cristo fora Crucificado.” *

Terras, com águas abundantes, com riquezas incomensuráveis, e, para surpresa: povos indígenas a habitavam, até foram recebidos de forma amiga e amistosa. O escrivão do Rei de Portugal, Pedro Vaz de Caminha, tudo anova de forma minuciosa, que iria despertar a curiosidade de seu rei, para que urgentemente tomasse posse das novas terras descobertas, com o decorrer dos anos, despertaram a cobiça de outros povos da velha Europa, que iram tentar várias vezes se apoderam destas novas e ricas terras; holandeses, franceses e espanhóis, fizeram várias expedições, até com relativo êxito, com destaques aos holandeses...

Mas, realmente caberiam aos portugueses, a colonização das novas e ricas terras, por meio da Capitanias Hereditárias, que aos poucos foram se fixando nas amplas e ricas terras, que em absoluto não era uma “ilha”, mas um continente, de promissor futuro...

Nas pródigas terras, agora com o nome de Brasil, com as novas gerações nascendo em seu abençoado solo, o sentido de pátria, idioma, foram se agregando, despertando nos brasileiros de mente mais avançada, que era preciso se libertar da “tutela” portuguesa. A vinda, de grande parte corte portuguesa, que vieram aportar aqui em 1808, fugindo da invasão napoleônica a Portugal, veio, sobremaneira, apressar o “grito” de nossa independência, que veio realmente ocorrer em sete de setembro de 1822, através do eminente brasileiro Dom Pedro I...

Sim! A partir daquela data, o Brasil seria o condutor de seu destino... Este fato histórico completará cento e noventa e nove anos, e, o atual presidente, se tudo ocorrer nos preceitos Constitucionais, estará comandando o país quando no próximo ano, haveremos de completar dois séculos de nossa independência, mas esta já será outra história... 16h57min.

Curitiba, 29 de agosto de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Nomes e datas compiladas da Wikipédia.

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@gmail.com

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 31/08/2021
Código do texto: T7332194
Classificação de conteúdo: seguro