VIAGENS ASTRAIS

VIAGENS ASTRAIS

"Quem imagina que este artigo trata de ficção científica -- com o charmoso título de "SCIFI" (lê-se "xáifái") -- está "redondamente enganado", para usar um termo bem antigo... quase tão velho quanto "badtrip", "viagem ruim" nos anos 70 e viagem aí prescindia de veículos, malas, passagens e preocupações semelhantes, embora fosse sobretudo ASTRAL ou por "paradas" e paragens semelhantes, análogas, diriam pedantes daquela época.

A VIAGEM que me refiro "é um barato", pode ser de graça mas às vezes nos custa bem caro. Não, isso não é apologia (?!) a drogas, meu texto fala DE LIVROS ! Enquanto recicladores os achamos às dezenas, às centenas, descartados nas portas das casas ou já nos "lixões", levados ou trazidos por carroceiros que nada vêem neles. Achei "livrão" de quase 400 páginas, sobre Astrologia, guia completo sobre o tema com a nota fiscal de 01/junho de 2000 dentro... "apenasmente" 76 REAIS, seminovo, no lixo ! Vale uns 200 reais hoje, para quem se interessa pelo assunto. Talvez a pessoa tenha virado evangélica e isso basta para recusar tudo em que acreditava... mas "viaja-se" SEM SAIR DO LUGAR a partir dos livros. "

"Conheci" cidades, igrejas espanholas e sua arte sacra, monumentos da Antiguidade, a vida & lutas de espartanos e atenienses -- eternos inimigos irreconciliáveis -- e uma infinidade de outros assuntos, idéias, História, aventuras, lendas, etc. Porém, livros são caros ou, melhor, o pobre tem necessidades mais urgentes... nos restam as Bibliotecas ! onde ?! Em lugar nenhum, pelo menos em Belém e adjacências !

Não é bem assim... pelo que sei toda EP tem a sua, por menor que seja, embora com livros didáticos somente ou quase isso. Desconheço porque os moradores próximos a elas não DOAM os livros que descartam, mas nunca o fazem ! Aliás, encontramos meu irmão e eu, às dúzias, obras com carimbo de bibliotecas, que o leitor irresponsável retirou e nem se deu ao trabalho de devolver. Há outra questão: quando ganhamos uns 800 livros -- seu dono se mudaria para outro Estado -- oferecemos para a biblioteca de escola classe A daqui do bairro. Recusaram a "gentileza"... lá só entravam obras novas, livros "usados" continham MOFO e iriam comprometer o acervo do colégio.

As bibliotecas de EPs não estão abertas ao público externo e seus alunos só as frequentam por instantes, para breve pesquisa ou na hora do recreio. Ananindeua teve sua biblioteca (entre 1987 e 92, quando a frequentei), num prédiozinho mal cuidado ao lado da Feira municipal. Adiante a desativaram e, tempos depois, a mudariam para "os confins do deserto" onde ninguém vai, atrás de um viaduto ao lado da BR-316.

Dia desses, digo, noite dessas, SONHEI que o Grupo LÍDER fazia uma biblioteca ao lado de uma avenida "de mão dupla" (2 pistas), só não sei se aqui na Cidade Nova. Desconfio que se fôr em nosso bairro terá utilidade só para mim, que não vivo sem elas, enquanto escritor e pesquisador, embora não goste de ler... durma-se com um absurdo desses ! Entendo apenas que os IDOSOS no país inteiro têm raras opções de LAZER e despertar neles o interesse pela leitura lhes abriria novos horizontes, com oportunidade para VIAGENS além das de julho e dezembro para Outeiro, Salinas ou Alter do Chão. Prefeitos e nosso Governador deveriam pensar nisso: OPÇÕES de diversão para a 3ª IDADE, com Internet inclusive !

No tempo em que eu falava -- corrigindo, escrevia -- mal de quase tudo (lá por 1988/91) afirmei que Ananindeua era "cemitério da Cultura"... hoje, não poderia mais "cometer" tal difamação, a cidade tem universidades, colégios de gabarito, Feiras de artesanato, festas juninas e os esquisitos eventos do tipo "Garota Molhada" sumiram. Mas, CULTURA, somente nas Feirinhas escolares "fechadas", só para alunos e seus pais. Pelo menos já temos CINEMAS, graças aos Shoppings instalados após 2000 2 pouco. Mas, Cultura, que é bom... "ninguém sabe, ninguém viu" ! Continua-se indo para Belém, para mostrar o que se tem e se faz aqui... na Música e no Teatro, ao que sei !

Nasceu com Fernando Corrêa -- prefeito evangélico da época, que fez campanha numa bicicleta -- a idéia de se construir uma biblioteca na confluência da av. SN 21 com a rua WE 71... o projeto foi página inteira do Jornal de Ananindeua (salvo engano... ou seria num caderno de O LIBERAL, o "Jornal dos Bairros") lá por maio ou setembro de 1989, não lembro ao certo ! A área ficou vazia por 3 ou 4 anos, os evangélicos "lhe deram" mais um mandato -- igualzinho ao primeiro -- e F.C. saiu com 9 ou 13 processos por improbidade, indo transformar o bairro onde morava em "cidade sua", da qual virou prefeito. No terreno abandonado surgiram "donos" e, como a nova Marituba já tinha biblioteca, não foi preciso criar nenhuma.

BIBLIOTECA de gabarito foi o sonho maior de LUCINERGES COUTO -- batalhador incansável pela Cultura local -- que merecia ESTÁTUA em praça pública (assim como Jorge Granhen) e não tem seu nome nem no banheiro de uma Escolinha qualquer. A Ananindeua de hoje É UM ESPANTO, mas o jovem prefeito H.B. (em 2006, me parece) recebeu aqui de uma Ministra de Lula 6 MILHÕES de reais para fazer um Teatro... 15 ANOS depois continuamos sem êle, com RAMON STERGMAN (nascido Carlos Alberto Bittencourt) "rolando no túmulo", nosso Ator mais talentoso, totalmente desconhecido ! Será que a Cidade é mesmo "cemitério da Cultura" ?!

"NATO" AZEVEDO (em 26-27/agosto 2021, 21hs)

EM TEMPO: temos hoje vários CINEMAS, bem caros, mas ficou-se quase 20 ANOS sem essa diversão.