Jornalismo internacional

USA ABANDONA ARMAMENTO MILITAR NO AFEGANISTÃO

Numa tresloucada retirada de tropas, o governo dos USA meteu as mãos pelos pés, sem o devido planejamento e cuidado na retirada de armamentos, viaturas, aviões e outros componentes considerados bens do Exército americano, mas, segundo notícias, ficaram com os militares afegãos, para que pudessem enfrentar com mais capacidade militar as forças talibãns.

No entanto, sabe-se que as forças talibãns estão tomando e se apossando dos equipamentos americanos lá deixados pelos USA aos Afegãos, e os americanos começam, a se preocupar que terão que enfrentar as forças talibãns que os atacarão com suas próprias armas.

Esse prejuízo está indo para a conta do Presidente Joe Biden, a negligência e a retirada feita às pressas por Biden deixando equipamento no valor de 85 milhões de dólares nas mãos dos seus inimigos e terroristas talibãns!

Além de armas, helicópteros e viaturas, há ainda óculos de visão noturna, armaduras corporais, equipamentos biométricos. Além do perigo, o Presidente Joe Biden não anunciou quaisquer planos para reaver as armas e a tecnologia bélica e se quaisquer dessas armas e equipamentos vierem a matar um americano neste momento ou em qualquer momento no futuro, esse sangue estará nas mãos de Biden!

De 2017 a 2019 Os Estados Unidos deram às forças afegãns 7.035 metralhadoras, 4.702 Jeeps Humvees, 20.040 granadas de mão, 2.520 bombas, 1.324 lançadores de morteiros, entre outros e investiram cerca de 83 milhões de dólares no treinamento e equipamento das forças de segurança do Afeganistão.

Eis os números do que ficou para trás nessa reirada dos USA do Afeganistão: 75 mil veículos, mais de 200 aviões e helicópteros, mais de 600 mil armas de pequeno porte e armamento ligeiro!

Afirma-se, que agora os Talibãns estão de posse de mais helicópteros Black Hawk do que 85% dos países do mundo!

A assessoria de imprensa norte americana reconheceu que a decisão de deixar para trás o equipamento, em vez de o destruir, ou transferir para outras bases no Oriente Médio foi “muito deliberada”!

Senadores republicanos do Congresso Americano exigiram um relatório completo do equipamento militar entregue às forças afegãns nos últimos doze meses, do que foi “confiscados” pelo talibãns e que planos existem para recapturar ou destruir o equipamento.

Jose Alfredo - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 29/08/2021
Código do texto: T7330719
Classificação de conteúdo: seguro