BROTHERS FOUR

VERDE ESPERANÇA NAS FOLHAS VERDES DO VERÃO

Nelson Marzullo Tangerini

Quando meu pai, Nestor Tangerini, viu os Beatles pela primeira vez, em nossa televisão Semp preto e branco, presente de sua sogra, Antônia Marzullo, minha avó materna, falou que os Fab Four não tinham talento algum e que eram quatro rapazes desastrados. E que não teriam futuro.

Muitos pensaram assim, até aquele produtor que jogou no lixo a demo da banda. Diz a lenda que, após o estrondoso sucesso do quarteto, em outra gravadora, arrependeu-se amargamente.

Era início dos anos 1960 e os 4 rapazes de Liverpool evoluíram consideravelmente, orientados – e burilados – pelo maestro George Martin, considerado o 5º Beatle, o que Tangerini não veria, pois veio a falecer em 1966, aos 71 anos.

Dinah, minha mãe, logo se encantou com os meninos. Principalmente, com o talentoso baixista Paul McCartney.

Porém, a banda preferida de Tangerini era o Brothers Four. Especialmente, Tangerini gostava de The Green Leaf of Summer, considerando belo e harmonioso o coral dos 4 rapazes de Seatle, Washington.

Aqui, reproduzimos a tradução da letra para o português, de sua canção preferida:

“A FOLHA VERDE DO VERÃO

Woo, woo... / uma hora de colher / Hora de semear / As folhas verdes do verão / Estão me chamando para casa / Era tão bom ser jovem, então / Na época da fartura / Quando o bagre estava pulando / tão alto quanto o céu / Um tempo apenas para plantar / Um tempo apenas para arar / Hora de namorar / Uma garota sua /Era tão bom ser jovem, então / Estar perto da terra / E para ficar ao lado de sua esposa / No momento do nascimento / Woo, woo... / Uma hora de colher / Hora de semear / Um tempo só para viver / Um lugar de morrer / Era tão bom ser jovem, então / Estar perto da terra / Agora, as folhas verdes do verão / Estão me chamando para casa / Era bom ser jovem, então / Estar perto da terra / Agora, as folhas verdes do verão / Estão me chamando para casa”.

O Brother Four era um grupo vocal formado por Bob Flick, Mike McCoy, Mark Pearson e Karl Olsen. Durante sua existência, passaram pelo grupo: Mike Kirkland, Dicky Foley, Bob Haworth, Tom Coe, John Paine e Terry Lauber.

Poeta, Nestor Tangerini ligou-se a The Green Leaf of Summer por causa de sua letra poética e pela melodia belíssima, escritas por Dimitri Tiomkin, um talentoso compositor estadunidense de origem judaica ucraniana.

Para quem não se lembra de Tiomkim, o compositor e cineasta compôs as trilhas sonoras dos seguintes filmes: “Matar ou morrer”, “Disque M para matar”, “Um fio de esperança”, “O velho e o mar”, “Os canhões de Navarone”, “55 dias em Pequim”, “O álamo”, “A queda do Império Romano”, entre outros trabalhos.

Dimitri Tiomkin (ver foto na internet) nasceu a 10 de maio de 1894, em Kremermenchuk, Ucrânia, viveu nos EUA e faleceu a 11 de novembro de 1979, em Londres, Inglaterra.

Ganhou os prêmios: Globo de Ouro Original em 1965, 1962, 1961... por “A queda o Império Romano”, Oscar de melhor trilha sonora original, em 1959, 1955, 1953.., por “O velho e o mar” e “The high and the might”, Oscar de melhor canção original, em 1953, por Hight noon, Globo de Ouro, melhor canção, em 1965, 1962, por “Circus world” e “A tom without a pity”.

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 28/08/2021
Reeditado em 05/10/2021
Código do texto: T7330591
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.