Atividade prazerosa
Desde pequenininho gosto de andar de bicicleta. É algo que se aprende e não se esquece. Pedalar é aquecer corpo e mente e renovar pensamentos. O guidom (ou guidão) é o leme para seguir adiante, com desejo de trilhar sempre um caminho renovado.
A minha primeira bicicleta era uma Hércules simples, que não possuía marchas, mas era forte o bastante, fazendo jus ao seu nome, para aguentar os solavancos e extravagâncias de se andar no barro, na poeira ou em caminhos pedregosos. Foi com ela que conquistei meu primeiro e único prêmio em corridas, um bonito aviãozinho de madeira, numa disputa acirrada com a galerinha da vizinhança.
O percurso de 20 voltas começava na Barão do Rio Branco e percorria todo o quarteirão, fechando na Barão. Um tumulto dos diabos na largada, com os oito animados concorrentes brigando para chegar à primeira curva na frente e só podia dar um bololô com a inevitável queda de dois deles, que ficaram à deriva e entregaram a rapadura, sem maiores problemas, a não ser pequenos arranhões.
Nada que pudesse estragar a festa de uma turma acostumada a esfolar os joelhos e a levar caneladas nas brincadeiras de correr e a prática do futebol na rua e outras peraltices ao ar livre, como a nossa corrida no quarteirão.
Lembro-me que na primeira volta, ocupava o terceiro lugar, com os desafiantes aglomerados, pau a pau. Assumi a ponta no fechamento da 11ª e fiquei todo serelepe ao ouvir o incentivo da galera, enchendo-me de entusiasmo, fazendo acreditar na vitória, que, de fato aconteceu. O aviãozinho ficou guardado por um bom tempo e desapareceu numa dessas mudanças. E a Hércules também se foi para dar lugar a uma Gorick, três marchas, substituída em 1993 pela Sundown, 18 marchas, que me leva até hoje.
Há quem goste de pedalar sem sair de casa nas hergométricas. Tudo bem, cada um tem suas preferências e suas limitações de horários, no corre-corre do dia a dia. Prefiro a forma natural, para curtir a natureza, sentir o vento e usufruir dos inúmeros benefícios oferecidos por uma boa prática esportiva, sob os cuidados médicos, evidentemente.
Transpiramos emoções e organizamos os nossos pensamentos ao pedalar. Encaramos descidas e subidas, como nos altos e baixos da vida e chegamos ao perfeito equilíbrio para dar serenidade e sermos donos do nosso destino.
E assim, na longeva Sundown, na fugaz Gorick e na Hércules que deixou saudade, andar de bicicleta é uma atividade prazerosa.