EU ME LEMBRO... EU ME LEMBRO !

EU ME LEMBRO... EU ME LEMBRO !

Desperto de mais um sonho, o segundo desta madrugada de quinta-feira, 26 de um mês ainda sem desgostos felizmente, exceto essa pavor chamado Bolsonaro. Tennho pena de quem nasceu com tal sobrenome, honrou todos esses anos sua família e antepassados e agora vê o clã de seus ancestrais achincalhado por esse ogro horrendo. Deviam PROCESSÁ-LO também por isso !

Meu sonho foi com um "JACARÉ" -- tudo a ver com o "capitão" maldito -- que conheci em meus primeiros dias na cidade paraense de VIGIA (hoje Vigia de Nazaré) por volta de 1984 e pude reconhecer naquele instante um "quase gênio"... isso aos 14, 15 anos, autodidata pintando bel tela de quase 1 metro com um pedaço de chinela "havaiana".

-- "Estão rindo do quê, palhaços ? EU VI, ninguém me contou... e a foto que fiz em 1988 do tal quadro ainda tenho" !

Entrei na vida de "Sílvio Santos" -- o miserável ousou "renegar" por um tempo os milenares GUEDES que Portugal nos deu, em boa hora -- só para atrapalhar ! As 3 ou 4 vezes em que o fiz sair da charmosa Vigia -- apesar daquele horrendo Mercado de Peixes que o prefeito dr. Nonato Vasconcelos quiz melhorar e os 4 edis da época impediram -- só levei Sílvio para "roubadas", inclusive um malandro Festival de Canções aqui em Ananindeua que "garfou" o trio dele e sua linda melodia "Caminharei", só para agradar grupelho de rock de uma paróquia daqui do bairro. Foi mais uma das várias "diferenças" que tive com o "radialista" (de "Rádio-cipó", como diziam) Raimundo Pinheiro, cujo nome virou Troféu de Capoeira por aqui, justo êle que jamais demonstrou qualquer interesse por nossa Arte-Luta.

São águas passadas, coisas de 1988/89... SÍLVIO, agora GUEDES (dos Santos), voltou para sua amada Vigia "levando a felicidade / que carrega consigo / todos os anos' e de lá não mais saiu ! SÍLVIO GUEDES "joga nas 10" e bem e ainda vai pro gol, se fôr preciso, coisa que só Pelé fez no Brasil, desde 1500. DA VINCI desenhava, pintava, esculpia -- fez um dos primeiros "robôs" de que se tem notícia -- e criou INVENÇÕES magníficas mas nada se sabe sobre ser músico ou ter feito instrumentos.

SÍLVIO GUEDES "pinta e borda", "dança e sapateia", "assobia e chupa cana" -- tudo ao mesmo tempo -- e, felizmente, só não se meteu na Política, coisa de um dos irmãos mais jovens, o "Tatão", fato inútil, com certeza. Sílvio BRILHA na cidade inteira e, por vezes, o Sol se esconde, amuado... graças aos céus NÃO ESCREVE (exceto as letras de suas canções) senão seria melhor do que eu, do que o emérito professor-poeta e ex-prefeito José Ildone -- que me supera -- e do simpático "poeta natimorto" ZÉZINHO (José Ribamar SantaBrígida Moura), que seria melhor do que todos nós se não tivesse largado a pena e "chutado" as Musas e a Inspiração.

A Internet me prova que o carnavalesco, pintor, escultor, músico excepcional, artesão criativo e, pasmem, LUTHIER (construtor de violões, etc... lê-se, "litiê") continua MAIS GENIAL do que nunca ! Se morasse no Rio ou SP estaria rico ! Não sei se fui eu quem o apresentou, em 1987 eu acho, ao professor francês lá da FCG - Fundação Carlos Gomes, mas o "Jacaré" ficou pouco tempo nas aulas de construção de instrumentos e os dois "se estranharam" desde os primeiros minutos. Porém, o que aprendeu lhe serve até hoje e SE APRIMOROU demais ! Se, além de tudo, CANTA, estou "roubado"... Sílvio tinha voa de marreco no cio, quando o puz no palco do TWH em nov./1989 diante de um microfone, êle quase aos berros.

Leonardo, no Céu desde 1519, deve orgulhar-se desse "discípulo" talentoso, que só não é maçom e gay, duas coisas que soube recentemente sobre o gênio italiano. Sílvio me faz amar (?!) todos os GUEDES, onde quer que estejam, inclusive o lá de Brasília, único Ministro que presta do insano "Bozzo". Mas afinal, o que faz o Destino que não revela pro Mundo esse TALENTO do Pará ?! Quanto injustiça !!!

"NATO" AZEVEDO (em 26/agosto 2021, 5hs)

************

ACESSEM as obras de SILVIO GUEDES DOS SANTOS, no Facebook.