O Homem e a Instituição

Por menor que seja um condomínio há de ter um estatuto que disciplina as normas do seu funcionamento. Assim, o seu presidente, no âmbito de suas funções, há de nele se pautar para o melhor desempenho. Mas, na condição de cidadão, como pessoa livre, nem sempre está condicionado a um regimento, pelo que, muitas vezes, extrapola seu próprio controle emocional. Também assim ocorre com o homem público, seja qual for seu nível funcional, como muitos se queixam até do Presidente da República.

Entretanto, todos aqueles que já galgaram o mais alto posto do Poder Executivo sempre se queixaram do peso do cargo, tamanha as pressões vindas de todos os lados. E aí, a depender do estilo de cada um, com ou sem maracugina, a explosão é inevitável.

E, por isso, foge das "quatro linhas da Constituição", como se tem dito.

Ainda bem que, mesmo nessa hipótese, outras pessoas, com mais diplomacia, procuram amenizar as tensões, acendendo o "cachimbo da paz".

Mas, para quem está longe dos bastidores, chega a imaginar: "será que isso não é mesmo uma estratégia para dizer certas verdades?"

Nem sempre o quietinho consegue dizer tudo que quer.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 25/08/2021
Código do texto: T7328324
Classificação de conteúdo: seguro