A CULPA É DAS PANDEMIAS? ("Estou firmemente convencido que só se perde a liberdade por culpa da própria fraqueza." — Mahatma Gandhi)
Eu acredito em um apagão na Educação não por falta de professor, contudo por falta de boas circunstâncias. Quando os de lá perceberem que o sistema da escola obrigatória não serve mais nem para "cabide de emprego", a restituição acontecerá para as vítimas. Então, abrir-se-ão processos e mais processos indenizatórios contra o sistema, até aluno alegando ter sido iludido com a propaganda enganosa que se prospera somente com diploma. O Lúcifer já tinha dito que o diploma não encurta a orelha de ninguém.
Na verdade, será o alunado, pressionado pelas medidas da pedagogia moderna, quem vai dizer a hora certa. Como poderão os Funcionários estar bem empregados, se os clientes não se importam com o serviço prestado? Pois, há professor demais e aula abundante; contudo, as boas condições de menos. São muitos os insatisfeitos com o que está acontecendo; porém, o cachorro que se preza não larga o osso. Ouço muito, os professores reclamando de sua sobrecarga, e a diretora, dos muitos encargos; entretanto, esta se recandidata na próxima eleição.
Nisso, a formação da carga horária do professor, na maioria das vezes, é completada facilmente segundo critérios politiqueiros da gestão: apadrinhamento, vingança ou medo. Ela quer ganhar novamente. Se assim não fosse, não teria pedagogas no Ensino Médio lecionando: Filosofia, Artes, Religião, Espanhol, Sociologia e até Educação Física. A culpa é das Pandemias... Ou minha, que profetizo estas coisas? Olha o Salomão de novo: "Quando os perversos sobem ao poder, o povo se esconde; mas quando eles encontram a destruição, os justos florescem!" (Prov. 28:28) (cifa.