SESSENTA E OITO ANOS DEPOIS... 08h26min.

Petróleo Brasileiro S.A foi fundada em 3 de outubro de 1953, * na cidade do Rio de Janeiro, então capital de República, “empresa de capital aberto, cujo acionista majoritário é o governo do Brasil, sendo, portanto, uma empresa estatal de economia mista”.

Na época era presidente, Getúlio Vargas, - 1882- 1954 – reverenciado por muitos e odiado por poucos. Concidentemente, hoje, 24 de agosto, fazem 67 anos de seu falecimento, ocorrido de modo traumático, - pois nesta data pôs fim a própria vida – que comoveu o país, em face de seu trágico gesto.

Após estes muitos anos, muitas coisas aconteceram, a estatal se tornou uma das maiores empresas do setor no mundo, porém, com destaque a estes últimos anos, tem se tornado o “verdugo” do povo brasileiro, pois tem tido uma politica de “agradar” os acionistas estrangeiros, em detrimento de seu povo, que ultimamente muito tem sofrido com isto. Segundo foi noticiado, 30% dos que trabalham com o aplicativo do UBER, deixaram de fazê-lo, em face dos preços dos combustíveis, que somente este ano já subiram 51%...

O que nos leva a crer que algo não está certo, nestes últimos anos, começamos a andar de carro no início dos anos 70, e algo que não causava qualquer tipo de preocupação era o preço dos combustíveis, mas a partir de alguns anos atrás isto foi se modificando, e o consumidor foi sentindo em seu bolso, que realmente os combustíveis estavam ficando muito caro, dez vezes mais que a inflação, portando a “conta” começou a não “bater”, onde estará a verdade de tudo isto?! Muito se tem falado, mas, de modo prático nada acontece e os preços continuam subindo, alegando vários motivos, a alta do dólar, e do barril do petróleo, mas o real motivo, - pensamos – é “salvaguardar” interesses dos acionistas americanos, que no governo de FHC, compraram perto de 40% de suas ações...

Hoje até já estamos descrentes com slogan: o petróleo é nosso! Se os brasileiros estão pagando o preço dos combustíveis de acordo com os preços mundiais, - muito embora tenhamos um ganho bem menor, em se comparando a outros países – não há razão para manter esta Estatal, que aliais foi motivo de uma monumental corrupção, se a mesma for privatizada, teríamos no país a livre concorrência, e, possivelmente teríamos melhores preço, que iriam “suavizar” os bolsos dos brasileiros... 09h05min. Em tempo muito se esperava do novo Diretor, General Joaquim da Silva Luna, mas, tudo leva a crer que está refém do sistema. Torcemos para que isto mude.

Curitiba, 24 e agosto de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Datas e nome compilados da Wikipédia.

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@gmail.com

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 24/08/2021
Reeditado em 24/08/2021
Código do texto: T7327306
Classificação de conteúdo: seguro