O Discípulo Secreto.

Dia desses eu me encontrava no Sinédrio trabalhando em minha sala quando percebi um início de tumulto pelos corredores. Saí para saber o que estava acontecendo e percebi uma discussão que começava a ficar acalorada tendo como centro das atenções um certo galileu de quem se dizia estar amotinando o povo contra o governo e as nossas tradições.

Eu já tinha ouvido falar desse personagem e, cá para nós, de tudo quanto ouvi a respeito nada me convencia de ser Ele um amotinador ou alguém que oferecesse algum perigo para a nossa sociedade.

Quem primeiro me falou acerca do Nazareno foi o meu colega de Sinédrio, Nicodemos, com quem tive longas conversas desde aquela noite em que ele fora procurar Jesus. Como resultado das muitas conversas com ele, e após examinar mais acuradamente tudo quanto fora escrito pelos antigos profetas acerca do Messias, não tive dúvidas; Jesus era verdadeiramente o cumprimento em pessoa de todas as profecias que falavam sobre o Redentor e Rei de Israel.

Alguns anos já são passados, desde que o Nazareno foi crucificado como malfeitor. Nada disso abalou a minha fé e a minha confiança nele que em um dos seus últimos discursos teria afirmado que o seu reino não era deste mundo, mas sim, um reino espiritual formado a partir do interior ou, do coração do Ser Humano com base nos seus princípios de Justiça, Compaixão, Misericórdia, Amor, Honestidade e Solidariedade.

Não foi fácil, para mim, guardar o segredo da minha decisão de seguir os ensinos daquele Mestre por excelência. Afinal, eu pertencia ao Sinédrio que se opunha a tudo que dissesse respeito a Jesus de Nazaré. Fizemos, Nicodemos e eu, um pacto de estarmos juntos na mesma fé em Jesus, porém, sem exposição pública de nossa parte, salvo em ocasião essencialmente oportuna.

Eu era também, um comerciante bem sucedido. Tinha sob minhas ordens muitos trabalhadores, inclusive na minha Companhia de Navegação de Cabotagem utilizada para transportar produtos via marítima sem perder de vista a costa. Assim, eu tinha muito contato com os pescadores do Mar da Galileia, pois negociava com eles o pescado e fazia cabotagem ao longo de toda a costa daquele grande Lago de Genesaré, ao todo, uma extensão de aproximadamente 166 km alcançando as cidades de Tiberíades, Cafarnaum, Genesaré e Betsaida dentre outras de menor importância.

Por conta disso, eu me aproximei muito de Zebedeu e seus filhos que desenvolviam a pesca profissional. Fiquei surpreso quando ele me disse que os seus filhos haviam abandonado as redes para seguirem aquele galileu que os escolhera para serem seus discípulos.

Eles, como eu, fizemos uma escolha na vida, ou seja, escolhemos os princípios firmados nos ensinos de Jesus, a despeito de tudo quanto havíamos aprendido do rigor da Lei.

E não é assim que o discípulo deve reagir? Afinal, a nossa vida é feita de escolhas!

E foi exatamente por isso que munido de toda coragem dirigi-me a Pilatos para solicitar dele a devida autorização para sepultar o corpo de Jesus de forma digna, mas acima de tudo, para o cumprimento de profecias a seu respeito, uma delas que afirmava que nenhum dos seus ossos seria quebrado.

Sinceramente, havia chegado aquele momento oportuno para Nicodemos e eu fazermos a exposição pública da nossa fé em Jesus, independentemente do que as pessoas viessem a pensar a nosso respeito. Não me arrependo disso, e nem poderia me arrepender de ter colocado o corpo de Jesus no túmulo que eu mantivera preparado para mim quando da minha morte, até porque a sepultura não foi capaz de aprisionar o corpo de Jesus. Ao terceiro dia da sua morte, ele ressuscitou.

Você crê nisso?

Não estou perguntando se você acredita na história do Jesus histórico. Há muita literatura a esse respeito, mas o que você vier a ler sobre a vida de Jesus precisa levá-lo à compreensão de que Ele é o Filho de Deus que veio a este mundo para ser o sacrifício tipificado no Antigo Testamento para purificar o Homem da sua escravidão ao pecado e oferecer a você e a todos, independentemente da sua tradição religiosa, condição social, gênero e escolaridade, o perdão e a Vida Abundante seguindo os princípios do Seu caráter Santo.

Conheça a Jesus, e faça a sua escolha por Ele em sua vida. Lembre-se de que só temos uma vida, e esta passa muito rapidamente.

Deus te abençoe!

Pr. Oniel Prado

Inverno de 2021

22/08/2021

Brasília - DF

Oniel Prado
Enviado por Oniel Prado em 22/08/2021
Reeditado em 25/10/2021
Código do texto: T7326261
Classificação de conteúdo: seguro