CONSELHO DO CHINA GORDO

PERNAMBUCO tem uma história política marcada pelos combates partidários (não estou me referindo às revoluções libertárias). Alguns dos seus lideres mais influentes possuem uma biografia permeada por grandes gestos mas também por atos atrabiliários, isto é, conivência com o autoritarismo.

Uma dessas figuras históricas da política foi Agamenon Magalhães, apelidado de "O China Gordo" por sua cara oriental.Era do interior, de Serra Talhada (a terra de Lampião).Foi advogado, promotor e professor (por concurso público). Jáera deputado estadual em 1918, com apenas 25 anos. Foi deputado federal de 24 a 29, e revolucionário em 30, constituinte em 34, ministro do trabalho de 34 a 37, interventor em Pernambuco de 37 a 45, ministro da justiça em 45, constituinte em 46, governador eleito em 1950. Morreu exercendo o governo com apenas 52 anos.

Apesar de governar de forma arbitrária e de usar a força para silenciar a oposição, Agamenon era honesto. Antonio Balbino, eleito governador da Bahia, pediu a ele conselho de como governar. Resposta do China Gordo: " 1. No governo, o homem público não compra, não vende, não troca, não dá, nao empresta, não faz negócios. 2. No começo do governo preocupe-se com você mesmo, com a características do seu programa e as possibilidades de executá-lo. No meio do governo, preocupe-se com seus inimigos com o que dizem, para corrigir os erros. No fim do governo preocupe-se com seus amigos, com o que quiserem, para que não levm você a sair do governo deixando má impressão".

Estava ceto no conselho. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/08/2021
Código do texto: T7326129
Classificação de conteúdo: seguro