Caminhos da Legalidade

Não podemos nem devemos sair dos trilhos para chegarmos à estação desejada. Se o trem descarrilar, a tragédia pode ser não só para os passageiros, mas também para o maquinista. Assim como outros meios de transportes têm seus equipamentos de salva vida, o trem também os tem, podendo a eles recorrer, não pulando fora dos trilhos, onde o perigo pode ser maior. Com isto queremos dizer que para cada situação, temos uma solução, dentro da legalidade.

Buscar caminhos estranhos, fora do mapa, pode nos levar a destinos indesejados.

Alguém que se ofereceu como amortecedor, para amenizar os solavancos, claramente não está tendo êxito no seu propósito. E isto me faz lembrar um provérbio que já dizia a minha avó: "A roda menor nunca vai poder combater a roda maior."

Dificilmente o subordinado consegue convencer seu superior hierárquico a mudar de caminho, mesmo que este seja a melhor opção para alcançar o destino. Às vezes mais por teimosia do que pela lógica racional, prefere desconhecer a orientação alheia.

Por isso, mesmo quebrando a cara, não se curva a terceiros. Lá no meu sertão, nos velhos tempos, ouvia essa frase do sertanejo que se dizia "macho": EU SOU TEIMOSO COMO UM CARNEIRO.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 22/08/2021
Código do texto: T7325943
Classificação de conteúdo: seguro