PIRATAS... À VISTA !

OBS: decididamente, há alguma coisa errada "no Reino do PIX"... fingir que "está tudo bem" e que temos " o maior Banco digital do Mundo" não ajuda em nada. Em breve teremos pessoas assassinadas... apenas por terem PIX ! Não estou tentando alarmar a coletividade, é a lógica que não pode ser ignorada, SEQUESTROS já existem, segundo a Imprensa carioca ! (NATOAZEVEDO)

PIRATAS... À VISTA !

Piratas infernizaram o Mundo (e os mares) por quase 150 anos, a partir dos 1700... inocentes caravelas trocavam as bandeiras de países desconhecidos, em seus mastros, pela flâmula negra com caveira e tíbias cruzadas -- o estandarte da Morte -- canhões apontados para o navio mercante que assaltariam. Nosso tempos viram nascer novos "piratas", assaltantes comuns com igual objetivo: roubar nossos pertences ! Felizmente a troca da carteira de couro pelo "dinheiro de plástico" diminuiu em muito os furtos, por um bom tempo.

Agora, com a criação do PIX, o celular multi-uso ganha mais uma função, a de "CARTEIRA real" -- além de virtual, claro -- e seus possuidores voltam a correr antigos riscos. Quando lhe roubam o celular, levam junto seu PIX registrado nele, com senha e tudo... os jornais já acusam SEQUESTROS "mais que relâmpagos", pois bastam uns 2 minutos para o assaltado, sob ameaça de revólver, entregar "a grana", digo, seu PIX pro meliante. (O taxista com poucos "mirréis" teve que ligar pros pais, que repassaram ao bandido o que tinham.) Quem assaltava pobre por causa de celular barato, na faixa dos 150 reais, tem mais motivos para fazê-lo agora, tanto pelo aparelho quanto pelo Auxílio, incluso nele, via Pix ou CAIXA TEM.

Em termos jurídicos, como fica a pessoa (idosa, principalmente) que nada entende dessas "mecânicas digitais" e tem seu Auxílio furtado, sem contribuir -- de FORMA CONSCIENTE, pelo menos -- para isso ?! E se fôr ASSALTADA e obrigada a "transferir" seu saldo do PIX pro meliante ?! Entendendo-se que NÃO PEDIU o tal PIX (decisão unilateral do Governo Federal) pode a vítima triplamente prejudicada -- com a perda do aparelho, do seu Auxílio e com risco iminente de morte -- ser INDENIZADA pela entidade que "lhe empurrou goela abaixo" algo prescindível ?! E quando o Auxílio FINDAR em breve, o que farão 30 ou 35 MILHÕES "de analfabetos digitais" com a tal "conta" ? Com a palavra o BC, a CEF e o Ministério responsável pelo Auxílio !

O fato é que estamos TODOS correndo riscos... por essa BUR(r)OCRACIA absurda temos que -- a toda hora e em lanhouses e xeroxs inconfiáveis -- expor nossos documentos e dados pessoais PARA CÓPIAS, sem que a CAIXA informe o que é feito das TONELADAS diárias deixadas em cada Agência (e Lotéricas) desse "papelório" em xerox.

Meu irmão teve seu Auxílio (parcela 3) "transferido" não se sabe de que forma para 1 SUJEITO "de carne e osso" e nome completo (ainda que falso) em Agência do Banco ITAÚ em Magé/RJ, salvo engano. Ainda que o traste lá argumente que "vendeu algo" para meu irmão -- e qualquer mentira semelhante seja aceita -- nos resta saber como AQUI EM BELÉM outro espertalhão acessou o PIX de meu irmão (cujo número nem êle conhece) sem ter seus documentos ou dados pessoais e, tudo indica, com o nome real ERRADO e o endereço de email incorreto.

Informados por mim em fins de junho pp., a CEF e o ITAÚ geral (via Facebook) ainda não me responderam. Saber ONDE E COMO o golpe foi feito deveria ser DIREITO do lesado... que fiquem cientes, todos, que tanto eu como meu irmão NÃO QUEREMOS PIX em nossos nomes. Os RISCOS são bem maiores do que qualquer vantagem, isso está cada vez mais claro !

"NATO" AZEVEDO (em 21/agosto 2021, 8hs)

***************

***************

PIX / NOVOS PROBLEMAS

Creio que o depoimento de hoje, 21/set. 2021, (no cad. TBD, pag. 4, no DIÁRIO DO PARÁ) da artista Íris Stefanelli é definitivo sobre os perigos de se ter PIX ou algo semelhante no celular. Antes, tínhamos carteiras de couro ou courvin com 20, 60 ou 150 reais... hoje os celulares, "carteiras eletrônicas", portam "toda a sua economia", por vezes a da família inteira, pais, avós, etc. Diz o jornal:

Segundo Íris, nem mesmo o fato de ter de colocar A FACE como senha fez com que os criminosos parassem os saques. "Eles entraram em tudo. Banco me deu retorno, falou que bloqueou, mas o rombo foi grande. (...) Não deixe(m) esse tanto de APLICATIVOS no aparelho, eles QUEBRAM TODAS AS SENHAS e abrem tudo"!, disse ela.

Mesmo assim, a TIM me cadastrou (?!) sem eu pedir no tal Banco C6 virtual dela, e me comunica que já me abriu CARTÃO DE CRÉDITO... ora, se eu for assaltado, a primeira coisa que o meliante faria é tomar crédito em meu nome! O BC precisa encerrar essa fase de se abrir CONTA BANCÁRIA via celular... tem que ir aos Bancos, MOSTRAR A CARA (mesmo com docs falsos) e deixar cópia de foto lá ! Embora a TIM possa alegar que apertei o termo ACEITAR ou CONFIRMAR (inadvertidamente), isso se fez porque ela me envia de 8 ao 15 msgs diárias e, quando ponho recarga, a avalanche aumenta, mesmo sendo isso ILEGAL, ação pela qual já foi multada. E para cancelar... não há local no site oficial dela ! Me indicaram um link via FACEBOOK, mas como não sei se o tal espaço lá é REAL, não tenho como seguir a indicação! Do tal "contrato" e DO BANKC6 não conheço 1 LINHA SEQUER... seus juros, exigências, tempo de duração, CÓPIA do mesmo, NADA de nada ! Com a palavra o BC e o Ministério da Fazenda, da Economia ou seja lá quem cuide disso !

O texto abaixo foi escrito em 21/agosto pp e NÃO POSTEI nas Redes Sociais poe receio de ser acusado de DIFAMAÇÃO... do PIX, dos Bancos, de quase tudo! O faço agora, porque as declarações da jovem roubada acrescento PESO aos meus comentários anteriores.

(NATOAZEVEDO, 21/set. 2021)