Então tirem o 'H' do nosso alfabeto

Quando o feirante garantiu que os produtos de sua horta não continham agrotóxicos, foi indagado por um freguês se essa horta era com ‘H’ ou sem ‘H’. Sem saber responder, foi socorrido pelo professor aposentado que estava presente com: - É com ‘H’ e não confundir com ‘aorta’, a artéria condutora de oxigênio para todo o organismo.

O cidadão que provocou a brincadeira, professor em atividade, acabou lembrado ao colega mais velho que ‘H’ não é uma consoante, o que provocou uma breve discussão.

- Bobagem! Vai dizer que é vogal então?

O assunto foi encerrado quando o mais novo lhe sugeriu consultar o google. E a neta foi responsável por essa pesquisa.

- Vô, diz aqui que ‘H’ é uma letra ‘diacrítica’ - não produz som sozinha. Não é consoante. Venha aqui ler o que está escrito.

Pronto. Tudo armado para dar início a terceira guerra.

- 36 anos lecionando Português e agora me aparece essa. Não produz som, não faz diferença nenhuma... Então que tirem o ‘H’ de todas as palavras que comecem com ela, disse revoltado. E deu exemplos: - orta (a primeira), ora, erança, erói, omem, oje, istória, ospital... (e mais uma dezena que ia lembrando). - E quando for com ‘ch’ (cheque, fechar, cochilo) que substituam por ‘X’. Não é mais fácil?

Irritado ao ver a neta sorrindo sem lhe dar respostas, telefonou para o amigo responsável pelo assunto.

- Cadê nossos gramáticos, a ABL, que na reforma ortográfica não levantaram essa questão? Se preocuparam em incorporam ao nosso alfabeto as letras Y, K e W....Todos sabem que Y é i; que K é ca; W é u. Agora vem essa do dia... sei lá como deram o nome... Pouca vergonha. Ainda não definiram se é ‘o’ soja ou ‘a’ soja... No entanto, para dar sugestão do que é crônica e o que é conto, não falta gente. Não é consoante e não é vogal? Só na língua portuguesa mesmo esse absurdo. Tenho ou não razão?

E desligou sem esperar resposta ou questionamento. Se é que 'avia'.