FRIO: ELEGÂNCIA OU RESISTÊNCIA?

"Vento Minuano ou simplesmente Minuano é a corrente de ar que tipicamente acomete os estados brasileiros do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. É um vento frio de origem polar (massa de ar polar atlântica), de orientação sudoeste, algumas vezes também classificado como cortante. Ocorre após a passagem das frentes frias de outono e inverno, geralmente depois das chuvas.

Seu nome deriva dos Minuanos, um grupo indígena que habitava os campos no sul do estado do Rio Grande do Sul." (Wikipedia).

A julgar pelos primeiros dias, o inverno e seu filho mais malvado chamado Minuano prometem vir com toda sua força nos pagos do Sul. A chuvarada veio e não sem estragos. O famigerado Minuano veio na cola. Há os que esperam o ano todo por essa época. Afinal, já dizia a piada do Paulinho Mixaria: tem gente que até paga pra sentir frio!

Alguns dizem que no inverno todo mundo fica mais elegante. Não sei se concordo, pois nessa época gelada, acabamos vestindo tantas camadas de agasalho que no fim ficamos parecendo uma barraca mal armada. Isso quando a gente não "enforca" o banho, afinal quem aguenta entrar e sair do chuveiro com essa temperatura de Polo Norte? Não há elegância que resista a um banho adiado. Os franceses pelo menos tinham o perfume pra disfarçar a falta do asseio.

Tudo bem que tem lá o seu charme a cidade cheirando a fumaça dos fogões e das lareiras, mas eu preferia não ter que passar por essa defumação.

Confesso que não tenho uma relação muito sentimental com a estação, pois sofro duma coisa que talvez os médicos acabem um dia batizando de Síndrome das Extremidades Congeladas: meus pés e minhas mãos se transformam em picolé de alemão nesta época do ano. E não que eu seja pé frio: sofri alguns percalços, mas me considero privilegiado pela família que tenho e por ter conseguido tomar a vacina contra o Covid 19 como dose única e sem grandes efeitos colaterais. Apenas gostaria de morar num lugar onde a temperatura se mantivesse na faixa dos agradáveis 25 graus, sem extremos de sauna ou câmara frigorífica. Mas sei que tô exigindo demais.

O bom dessa época, além da comida mais calórica (pinhão, ossobuco... só pra citar os mais conhecidos), é poder tomar um bom vinho e dormir soterrado por uma camada de pelo menos 10 cobertores. E para quem tem, alguns gatos - talvez uns 10 - pra fazer o sobrepeso nas pontas.

Para quem gosta da temperatura baixa e pode viajar nessa época, apesar das restrições da pandemia, a Serra Gaúcha é sempre uma ótima opção. Eu mesmo, apesar da minha implicância com o frio, ainda quero conhecer os canyons da região dos Aparados da Serra - de preferência muito bem acompanhado.

Mas pra quem não tem esse privilégio, resta se agasalhar. Por dentro e por fora. Sem deixar de lado a solidariedade com quem tem pouco ou nada.

Dito isso, é aguentar no osso do peito, afinal somos gaúchos. E como já dizia aquela piada: quando tá todo mundo praticamente congelando, a gauchada se dá conta que tá na hora de vestir uma camisa de manga longa!