CRÔNICA

CORRUPÇÃO E SUBVERSÃO

Dois vocábulos muito próximos nos conceitos de cidadania e civismo, embora distem no mínimo cinquenta anos de suas respectivas histórias.

Nos idos revolucionários de 1964, a ideologia comunista grassava no Brasil e tinha como mola propulsora de seu movimento contra os governos militares, a “SUBVERSAO” – (Oposição a normas, autoridades, instituições, leis; insubordinação, revolta. Ação ou efeito de perturbar o desenvolvimento normal de alguma coisa; perturbação. Conjunto dos procedimentos que visam a queda de um sistema político, econômico ou social; subversão política).

Era comum essa prática da parte da esquerda terrorista e guerrilheira a subverter a ordem que deveria reinar na paz social e do Estado de direito brasileiro. Subvertiam a paz social pelas ações de terrorismo. Parcela intelectual da sociedade plantava discórdia e violência com ataques, roubos a bancos, sequestros, explosões e assassinatos...

Hoje, em que pese a ausência da antiga ideologia reinante em 64, temos a tônica da “CORRUPÇÃO” – (efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos. Etimologicamente, o termo "corrupção" surgiu a partir do latim corruptus, que significa o "ato de quebrar aos pedaços", ou seja, decompor e deteriorar algo).

Sua prática se inicia nas hostes da alta política das Instituições, e perpassa o tecido social como modelo praticado pelo Estado, empresas, Instituições financeiras, com o objetivo maléfico de auferir lucros e vantagens em quase todas as áreas sociais.

“Subversão e Corrupção” uma dicotomia da qual o Brasil permaneceu e permanece refém por mais de cinquenta anos, apesar da tentativa de consolidação da nossa democracia!

No Brasil subverte-se a ordem e o progresso assim como corrompe-se o estado de direito sob a bandeira do “jeitinho brasileiro” para auferir-se lucros e vantagens.

Jose Alfredo - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 16/08/2021
Código do texto: T7321674
Classificação de conteúdo: seguro