PAPEL

JONAS, 25 ANOS. TINHA DE PARAR COM A COCAÍNA! MAS ERA DIFÍCIL! BOLOU UM PLANO, QUE, OU OU MATARIA DE VEZ OU LHE DARIA A LIBERDADE DO PÓ BRANCO, SEU VÍCIO DESDE OS 13 ANOS.

-DO BRANQUINHO, NÉ? COMO SEMPRE - CINCO, NÉ? - O VAPOR SE ASSUSTOU, QUANDO VIU JONAS TIRAR R$ 2.000,00 DO BOLSO E PEDIR 200 PAPELOTES DA PURA! SILENCIOU POR UM INSTANTE E DISSE: VOU PEGAR DA MELHOR, GUENTA AÍ1

-TÁ TUDO ZERADO AGORA, NÃO É? PERGUNTOU TEMEROSO, JONAS.

-VAI... VAZA, E VE SE NÃO VACILA!

JONAS VOLTOU PARA CASA E SOZINHO, FICARIA ASSIM POR UM MÊS. SEUS PAIS ESTAVAM DE VIAGEM PARA O EXTERIOR. COMEÇAR O PLANO FINAL - A BAD TRIP! TERIA FINAL FELIZ?!

A PUREZA DO PÓ, DAQUELA VEZ ESTAVA DEMAIS! OS PRIMEIROS TRÊS TECOS ERAM O APERITIVO, CINCO, SETE, NOVE... DEU UM TEMPO E ABRIU A JANELA! SUA MENTE COMO UMA MÁQUINA, PRECISANDO ALIMEMNTO, PARA GASTAR O COMBUSTÍVEL - COCAÍNA! NA JANELA TRANSVERSAL, A SENHORA G., NÃO SABIA O NOME AO CERTO. RARAMENTE A VIA. E NAQUELE INÍCIO DE TARDE DE DOMINGO, ESTAVA NA JANELA TODA DESCABELADA. LHE BATEU UM INÍCIO DE PÂNICO, FECHOU A JANELA E LIGOU O RÁDIO - A SEU LADO TINHA UMAS FOLHAS DE PAPEL VELHO EM BRANCO. PEGOU UMA, E INCONSCIENTEMENTE COMEÇAVA A RABISCAR. ERA ASSIM:

PAPEL OU PAÉIS

G. - PARECE UMA IDOSA HUMILDE, MAS RESPEITOSA. MAS QUANDO VAI PERTO DOS BARES DA COMUNIDADE OU NA MERCEARIA DE FRONTE - DÁ RISADAS ESCANDALOSAS, SEM PARAR. ÁS VEZES PARECE ATÉ RIR DOS OUTROS. SUAS JANELAS ESTÃO QUASE SEMPRE FECHADAS. MUITAS VEZES, POR VOLTA DA MEIA NOITE, HÁ UMA PEQUENA FRESTA ABERTA. PARECE UMA VELHA SOLITÁRIA. POIS QUASE OU NUNCA, NINGUÉM A VISISTA. A NÃO SER F.

F. É UM RAPAZ PRÓXIMO AOS 40 ANOS, MAS QUE AINDA CONSERVA BOA DOSE DE JUVENTUDE, NOS SEUS MODOS. NÃO É CASADO. E MORA COM UNS AMIGOS E AMIGAS, A BASTANTE TEMPO. PARECE QUE TRABALHA COM ALGUMA COISA RELACIONADA A CULTURA OU SAÚDE. CERTA VEZ DEPAROUSSE COMIGO. ÚNICA VEZ EM QUE NOS ENCONTRAMOS, E EU NÃO ESTAVA COMO BRIZOLA. NESTE DIA ELE APARENTOU NERVOSISMO.

C. PEQUENA, ENTRANDO NA ADOLESCENCIA - FAZIA UM BARULHO INFERNAL, ATÉ ENTRAR EM CASA... ONDE SILENCIAVA ABRUPTAMENTE... SÓ INTERROMPIDO HORA OU OUTRA, POR DISCUSSÕES ENTRE OS SEUS. NÃO SE OUVIA SUA VOZ. ESTAVA SE TORNANDO UMA BELA JOVEM. AS VEZES A VIA NA RUAS, FAZIA UM AR ARROGANTE, SEM DAR IMPORTANCIA A NINGUÉM.

P. ESTE TODOS OS DIAS, ENTRE O SILÊNCIO SEPULLCRAL E OS OLHOS SOFRIDOS, MAS ATENTOS. PASSAVA POR UM PACATO PORTEIRO DE CONDOMÍNIO. ÀS VEZES ME INTERPELAVA SORRINDO, PERGUNTANDO SOBRE AS CORRESPONDÊNCIAS. ACHAVA MEIO ESTRANHO, POIS NÃO TINHA EXATAMENTE, INTIMIDADE, NÃO SÓ COM ESTE COMO OS OUTROS MORADORES DO PRÉDIO.

L. MULHER EXUBERANTE, PARECIA SER BRITANICAMENTE COMPROMETIDA COM HORÁRIOS. SEU COMPORTAMENTO, ERA ENTÃO O MAIS RADICAL DO LUGAR. RARAMENTE CUMPRIMENTAVA ALGUÉM. NO MÁXIMO, UM BOM DIA! CERTA VEZ, A VIU DESCER DE UM CARRO CARÍSSIMO COM UMA SÉRIE DE LLIVROS DE DIREITO!

JÁ ESTAVA NOS DEZ OU MAIS PAPELOTES. LIGOU A TV E DESLIGOU O RÁDIO. TINHA DE CUMPRIR SEU PLANO. OU IA OU RACHAVA. E ASSIM O FOI FAZENDO PELO PRIMEIRO DIA - ENQUANTO DISTRAÍA-SE RABISCANDO PAPÉIS. TRAÇARA ATÉ O PERFIL DO CACHORRO DO ANDAR DE CIMA. ATÉ RIU. POIS O CACHORRO PARECIA DOPADO O TEMPO INTEIRO. NEM LATIR, LATIA.. E DE DOMINGO PARA SEGUNDA NÃO DORMIU, APENAS FECHOU OS OLHOS, MAS NÃO CONSEGUIU DORMIR. CONTOU OS PAPÉI QUE JA CONSUMIRA -23 - SÓ NO PRIMEIRO DIA. E ASSIM A SEQUÊNCIA DOS DIAS, FORAM ACONTECENDO - RABISCOS... NÃUSEAS... ATITUDE DE IR ATÉ O FIM DE SEU PLANO. NO DÉCIMO DIA, APROXIMADAMENTE, COISA DE MEIO DA TARDE, C. LHE TOCA INSISTENTEMENTE À PORTA, QUE ESTAVA A TRINCOS E FERROLHOS. ASSUSTADO, JONAS OLHA PELO OLHO MÁGICO. ESPANTO QUÍMICO E PÂNCIO ANSIOSO O TOMAM. A MENINA GRITANDO, FAZENDO UM ESCÂNDALO. - ABRA... ABRA... POR FAVOR... JONAS TREME CONFUSO!! - PARE DE GRITAR!! - ABRA... ABRA... ERA QUARTA FEIRA DE OUTUBRO. O PERITO DA POLÍCIA AVERIGUAVA O APARTAMENTO, E OS CORPOS DE JONAS E C., NÚS SOBRE A CAMA. QUASE TÃO FRIOS, QUANTO OS ARES DO LUGAR! NO CANTO ESPALHADOS, DEZENAS DE PAPÉIS RABISCADOS E 12 PAPELOTES DE COCAÍNA, PERTO DA JANELA, NO PARAPEITO!!

B.FROZEN

02-09-2007