DO ORIENTE PARA O OCIDENTE

UM PASSEIO DO ORIENTE PARA O OCIDENTE

Reflexões do livro: “12 Lições da história” – Para entender o mundo!

Caminhando pelas trilhas da história a humanidade se deparou com teologias, ideologias, sociologias, filosofias... Que moldaram e sempre moldarão os comportamentos humanos! Mas uma pergunta que não quer se calar: “Nossos comportamentos são melhores ou piores”? Disse um viajante do século XIX, “vão ficando piores quando se vai do Oriente para o Ocidente; São ruins da Ásia, não tão bons na Europa e péssimos nos estados ocidentais da América”!

E agora o Oriente imita o Ocidente! A vida capitalista no Ocidente tem sido flerte do Oriente... A volúpia do consumo ofusca os princípios religiosos orientais, em que pese a enraizada cultura islâmica que odeia os costumes Ocidentais.

O país emergente conhecido como China, inaugura a nova era capitalista invadindo com poderio de suas demandas comerciais e expansão de seus produtos industrializados por todo o Ocidente.

A disciplina oriental sempre pautada pelos comportamentos respeitosos começa a descobrir os maus comportamentos na medida em que se aproxima do Ocidente. Valores espirituais que balizam a moral e a honra oriental são vilipendiados por comportamentos levianos e a corrupção, tão comum e normal no Ocidente vai moldando a personalidade cultural dos orientais.

O comportamento político do Oriente tem fortes raízes culturais com o comunismo! Os meios de produção são controlados pelo Estado. O povo é conduzido segundo as normas de ideologia comunista... Toda a vida social é manejada por instrumentos de força e coerção estatais!

Já aqui no Ocidente, onde os valores capitalistas dirigem e manipulam suas políticas comerciais e econômicas, há a liberdade de mercado para as demandas de consumo que vão gerar rendas à uma economia atrelada ao império das grande empresas, mas, que dominam as camadas das classes abastadas e médias, em detrimento do isolamento desse mesmo consumo nas classes pobres e excluídas.

O desordenamento social no Ocidente é um indicador de desequilíbrios culturais geradores da fome, desemprego, violência, consumo desenfreado das drogas, ignorância cultural, bolsões de pobreza e surgimento das favelas...

Então, conforme os propostos pelo livro, “12 LIÇÕES DA HISTÓRIA” – Para entender o mundo, temos os seguintes itens nos subtítulos do seu sumário: “A História e a Terra”, “Biologia e História”, “Raça e História”, “Caráter e a História”, “Moral e História”, “Religião e História”, “Economia e História”, “Socialismo e História”, “Governo e História”, “História e Guerra”, “Crescimento e Decadência” e “O Progresso é Real”, que compõem o tratado do livro como as “doze lições” da “HISTÓRIA”!

Jose Alfredo Evangelista - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 15/08/2021
Código do texto: T7321398
Classificação de conteúdo: seguro