Maria Natália (interna especial do Pai Marcos)

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

Maria Natália da Silva, 24 anos, usuária de drogas desde menina…

Chegou na instituição (na Joaquim Nabuco) muito debilitada... em todos os sentidos. Do físico ao psicólogo.

Na vida, não contou com os cuidados de um pai, e praticamente, nem da mãe (pela mesma também ser usuária de substâncias alucinógenas.

Odiada por parte da sociedade, pela vida de ilícitos que cometia, sem um abrigo, um lugar seguro para descansar; sem um apoio de mais ninguém…

— Nem mesmo da mãe. Que apesar de ama-la muito não pôde mais te-la por perto e pediu que saísse da sua casa, da sua companhia.

“Precisei dar uma dura nela". — Dissera a dona Maria Rosimar, uma vez.

Mãe de dois (2) filhos a Natália, sem condições de cria-los perdera um deles, para o Conselho Tutelar (provavelmente) já fora adotado; o Iago de nove (9) anos, vive sobe os cuidados da dona Maria, a avó.

— Pelo pequeno auxílio de trezentos e poucos Reais do (bolsa) família, complementa a renda familiar com as vendas das trufas e doces que fabrica e vende pelas ruas do bairro.

Numa necessidade extrema, no início de agosto de 2021 a Natália buscou ajuda em rogos, ao “Instituto Pai Resgatando Vidas”.

Na confiança da bondade do seu diretor e na esperança de ser acolhida para o tratamento da dependência e outros males…

Revelou o desejo de agarrar-se muito a essa oportunidade (da casa) e disse: “Não quero mais voltar para as ruas não”.

Quando da sua aceitação na casa, Marcos fez um ‘suspense’ (uma brincadeira com Natália). Pois, muito de nós internautas, sabíamos de ser Natália acolhida de alguma maneira.

A levou na praça Nossa Senhora dos remédios, num dia da distribuição de sopa aos moradores de rua, e propôs um 'paredão' de Natália e outro usuário, para ver quem ficaria na instituição.

A Natália foi a mais votada pelos internautas e alcançou a percentagem de 94% para que fosse resgatada. Seu concorrente ao resgate (o Vilmar), também fora resgatado nessa noite.

Ontem dia 12/08, o Pai Marcos fez uma visita à mãe da Natália. Que morava de favor num barraco velho de madeira dum cômodo só nos fundos de uma residência no Zumbi dos Palmares.

— Prestes há ser despejada, pois, a dona do mesmo o havia vendido.

Sem botija o Pai doou-lhe uma com gás que, entregou no dia seguinte. Abriu um pix para ajudar a dona Maria e em poucos minutos, por caírem os depósitos, liberou-lhe em mãos, seiscentos reais; ao encerrar, com menos de meia hora já havia cinco mil reais, depositado pelos internautas.

— Surgiu então, a ideia e providência do Pai da sua saída imediata do barracão para um aluguel.

Na oração que fizeram no interior do barraco, para agradecer a Deus pelas bênçãos recebidas a mãe da Natália em lágrimas pediu ao Pai Marcos, para o fazer de joelhos.

Hoje 13/08 nem a chuva que Deus deu impediu acontecer a mudança da dona Maria pelo próprio Pai na caminhonete do projeto numa só viagem.

Dia 14 aconteceu outro retorno à casa já alugada à dona Maria e mais doações: botija, fogão, colchão, roupas de cama, vestimentas para as crianças e avó…

A Natália segunda-feira irá fazer uma avaliação numa clínica dentária para a reposição de alguns dentes.

Devido a um incômodo de saúde da dona Maria Rosimar o Pai Marcos preocupou e prometeu nesse dia também, levá-la ao médico para os devidos exames de praxes sobre uma tosse-seca seguida duma dor nas costas que apareceu nela…

Há de se crer que, dentre outras, muitas bênçãos ainda virão a esta família. Como a compra do chão para dona Maria construir à sua tão sonhada casa; a conclusão, com sucesso, do tratamento da Natália; a sua reinserção no seio familiar e social. — Bem como um trabalho digno para viver criar os filhos e netos, ser feliz.

Nemilson Vieira de Morais

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.

(14:08:21)

Nemilson Vieira de Morais

Texto com base nas lives do Marcos Bastos

Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 14/08/2021

Reeditado em 14/08/2021

Código do texto: T7320850

Classificação de conteúdo: seguro