' 'SAUDADES ETERNAS'..

HOJE ME PEGUEI FAZENDO UM QUADRINHO, QUE TINHA NO QUARTO DA MINHA MÃE;' E DIZIA ASSIM; ' EU VI MINHA MÃE REZANDO AOS PÉs DA VIRGEM MARIA, ERA UMA SANTA ESCUTANDO O QUE A OUTRA SANTA DIZIA', E ACORDEI REZANDO A PRIMEIRA ORAÇÃO QUE ELA ME ENSINOU..' COM DEUS ME DEITO COM DEUS ME LEVANTO , COM A GRAÇA DE DEUS, E DO DIVINO ESPIRITO SANTO'.É QUE HOJE É DIA DO ANIVERSÁRIO DELA E ESSE DIA ,ENQUANTO VIVA, AS MAIORES FESTAS ACONTECIAM, MESMO PORQUE ELA NOS DEIXOU AOS CENTO E UM ANOS, E SENDO ASSIM TODOS OS SOBRINHOS,VINHAM SE JUNTAR A FESTA JÁ QUE ELA ERA A UNICA TIA PRESENTE. E ASSIM O SEU ANIVERSARIO ERA UM EVENTO, QUE TAMBEM SOMAVAM-SE FILHOS, NORAS GENROS NETOS E OS AMIGOS.O QUE MAIS ME DA SAUDADE,ERA O OLHAR E O SORRISO DE TERNURA, QUANDO ELA SAIA DO QUARTO PARA VER A SURPRESA DE TODOS. MEU IRMÃO MAIS NOVO, QUE É UM GRANDE MUSICO ,ELE ORGANIZAVA A DISPOSIÇÃO DAS MESAS CADEIRAS,E AS MUSICAS QUE SERIA APRESENTADAS E AS FILHAS , NORAS,SE PREOCUPAVAM EM FAZER O ENFEITE DAS MESAS, O CARDÁPIO COM A FOTO DELA E ERA UMA ADESÃO GIGANTE.. A EXPRESSÃO DELA DE FELICIDADE, PERCORRENDO AS DUAS SALAS E O TERRAÇO , TOMANDO CONHECIMENTO DA SURPRESA, JÁ VALIA A FESTA.AINDA POSSO OUVIR O BARULHO DA TAÇAS, DOS TALHERES, DAS VOZES, DOS SORRISOS E GARGALHADAS ,NO ENCONTRO DA GRANDE FAMILIA.O ANIVERSARIO DELA PROPORCIONAVA O ENCONTRO DE MUITOS. ESSE ANIVERSARIO TINHA A PRESENÇA DO PROF JOSÉ INACIO, A MAIOR LENDA MUSICAL DA NOSSA CIDADE E O SEU LAZINHO, TAMBEM UM NUSICO MUITO QUERIDO, E COM O PASSAR DO TEMPO, AMBOS JÁ NÃO ESTAVAM MAIS AQUI, E TAMBEM ABRILHANTARAM O CANTOR 'POPOLI', QUE CANTAVA MUITO E TAMBEM O CARISMA E A SIMPATIA DO 'BADE'. QUE NO ULTIMO ANIVERSARIO DELA, VEIO DE SURPRESA PARA FAZER A SUA HOMENAGEM. E DAI A FESTA VIRAVA UM GRANDE SARAU, MINHA MÃE DECLAMAVA ' O MEU HOME', ; ' MEU HOMEM RONCA ,DRUMINDU, QUE INTÉ PARECE UM TROVÃO, EU CHEGO ACHAR RONCO LINDO, MINHA SENHORA DA PENHA MINHA SENHORA DO Ó, GUARDE ESSE HOME BONITO PARA MIM SÓ', ERA UMA POESIA CAIPIRA E TODO MUNDO SE DIVERTIA. MINHA IRMÃ ANA LUCIA DECLAMAVA AS TRES COROAS DE GUILHERME DE ALMEIDA, E A ESTORIA ERAM TRES COROAS CONVERSAVAM SALA DE UM MUSEU CONVERSANDO A DE OURO A DE LOURO E A DE ESPINHO A DE OURO CONTANDO AS PESSOAS QUE COROOU,E SE ENVAIDENCENDO A DE LOURO, NÃO DEIXOU POR MENOS, A COROA DE ESPINHO FALOU'. UM DIA , ME ENROLARAM NA CABEÇA DE UM HOMEM QUE ERA BOM E PURO COMO O FOGO,E SOFRENDO E SOFRENDO , ELE MORREU COMIGO. ENTÃO EU FIGUEI SABENDO QUE EU VALHO , TESOUROS E TESOUROS, MAIS QUE AS COROAS DE OURO E, MAIS QUE AS COROAS DE LOURO, PORQUE EU COROEI OS REIS E OS HEROIS , EU COROEI, TODOS OS HOMENS E AINDA NÃO MURCHEI', A MINHA QUERIDA ANA LUCIA DECLAMAVA ISSO COM TANTA VERDADE, ELA EMPRESTAVA O SEU CORPO PARA INTERPRETAR. MAS CONTINUANDO O SARAU, MINHA PRIMA MARIA LUCIA SAMPAIO DECLAMAVA O NAVIO NEGREIRO, E ERA UM MOMENTO MUITO ESPERADO, APESAR DE LONGA A POESIA, ELA FAZIA FICAR CURTA COM TODA A SUA EMOÇÃO. NA HORA DO PARABENS, APAGAVAM AS LUZES DA SALAE ENTROU MEU SOBRINHO KAKA, COM O VIOLINO DO PAPAI, NUM MOMENTO SOLO E LÚDICO ELE APRESENTOU , EM LINDOS ACORDES O PARABENS, ATRAS OS NETOS EMPURRANDO O CARRINHO COM O BOLO ILUMINADO E TODOS JUNTOS LEVANTARAM PARA CANTAR O PARABENS, NÃO ESQUEÇO DA EXPRESSÃO DE IMENSA FELICIDADE, E DO SORRISO MOLHADO DE LAGRIMAS, FOI UM MOMENTO DA MAIS INTENSA FELICIDADE. E COM O PASSAR DO TEMPO NOS ANIVERSARIOS, JA UM POUCO MAIS AUSENTE, A GENTE PERGUNTAVA ; O QUE A SENHORA VAI CANTAR E ELA COM A VOZ FRACA ABAFADA COMEÇAVA; ' FAVELA OI FAVELA,,FAVELA QUE TRAGO NO MEU CORAÇÃO, '.. AÍ TODOS SE ENTREOLHAVAM E CANTAVAM E CHORAVAM,HOJE SEI QUE DEVE ESTAR MUITO FELIZ AO LADO DO MEU PAI E DE TODAS AS PESSOAS QUERIDÍSSIMAS QUE SE FORAM, ESTÃO -A COM CERTEZA FAZENDO UM CORO DE MUITO AMOR E MUITO CARINHO. LEMBREI DAQUELA MUSICA'... SEGURA SEU FILHO NO COLO, SORRIA E ABRAÇA SEUS PAIS , QUE A VIDA É TREM BALA, PARCEIRO E A GENTE É SÓ PASSAGEIRO PRESTES A PARTIR'...

Raquel de Abreu Varalta
Enviado por Raquel de Abreu Varalta em 14/08/2021
Reeditado em 11/10/2021
Código do texto: T7320812
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.