O chocolate como conhecemos e consumimos hoje é resultante de sucessivos aprimoramentos feitos desde o início da colonização da América. Se bem que o mesmo produto era bebido na forma de bebida quetne e amarga, sendo de uso exclusivo da nobreza. Foram os europeus que passaram a adoçar e a misturar especiarias para então adequá-lo ao seu refinado gosto.
 
O chocolate é encontrado nas mais diferentes ormas que vai do sólido ao pó, em barras, em forma de ovos e bombons e, também líquido como achocolatado e chocolate quente. Passou a ser associado à certas festividades religiosas como a Páscoa. O chocolate é considerado para diversos animais domésticos como substância tóxica podendo até causar-lhes a morte.

O livro de Gênesis Maia, o Popol Vuh , atribui a descoberta do chocolate aos deuses. Na lenda, a cabeça do herói Hun-Hunahpú, decapitado pelos senhores de Xibalba, o inferno maia, estava pendurado em uma árvore morta que milagrosamente deu frutos em forma frutos do cacau. O senhor então cospe na mão de uma jovem de Xibalba garantindo assim a sua fecundação.

É por isso que o povo maia usa chocolate como preliminar para o casamento. Cacau também ajuda a purificar a crianças. Do mesmo modo, o falecido é acompanhado com sementes de cacau na sua viagem para o além.

Uma lenda asteca diz que Quetzalcoatl roubou uma árvore de cacau da terra dos filhos do sol, para presentear seus amigos, os homens, com aquela delícia dos deuses. Essa lenda deve ter influenciado Carolus Linnaeus, botânico sueco, que classificou a planta, denominando-a Theobroma cacao do grego Theo (Deus) e broma (alimento).

A tradição de presentear namorados com chocolate deve ter surgido com a princesa Maria Teresa da Espanha, pois quando a mesma tornou-se a noiva do rei Luís XIV de França, enviou-lhe chocolate de presente em uma cesta em forma de coração. Assim, surgiu o costume dos namorados se presentearem com chocolate.
Comemora-se em 07 de julho, o dia mundial do chocolate devido a introdução do produto na Europa, ainda no século XV.
O chocolate em números nos informa que: As mulheres representam 56% dos consumidores de chocolate no Brasil; no Brasil, o consumo de chocolate por pessoa é de 2,5 quilos por ano; o sabor favorito da maioria dos brasileiros é ao leite, com 42% de preferência; 75% da população consome chocolate; 35% da população não troca o chocolate por nada.
A origem da palavra "chocolate" nunca foi concretamente esclarecida. No entanto, existem duas versões para explicá-la. Segundo a primeira, derivaria de chocola`j, que significa "beber chocolate juntos".
Uma outra etimologia sugere a combinação do termo maia chocol (quente) com o asteca atl (água). Hoje, a palavra chocolate é usada para se referir a qualquer produto que contenha cacau. Isso se deve à grande importância que o cacau teve na economia da era colonial devido ao seu comércio graças a Hernán Cortés.
GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 14/08/2021
Código do texto: T7320806
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.