O chocolate como conhecemos e consumimos hoje é resultante de sucessivos aprimoramentos feitos desde o início da colonização da América. Se bem que o mesmo produto era bebido na forma de bebida quetne e amarga, sendo de uso exclusivo da nobreza. Foram os europeus que passaram a adoçar e a misturar especiarias para então adequá-lo ao seu refinado gosto.  O chocolate é encontrado nas mais diferentes ormas que vai do sólido ao pó, em barras, em forma de ovos e bombons e, também líquido como achocolatado e chocolate quente. Passou a ser associado à certas festividades religiosas como a Páscoa. O chocolate é considerado para diversos animais domésticos como substância tóxica podendo até causar-lhes a morte.
O livro de Gênesis Maia, o Popol Vuh , atribui a descoberta do chocolate aos deuses. Na lenda, a cabeça do herói Hun-Hunahpú, decapitado pelos senhores de Xibalba, o inferno maia, estava pendurado em uma árvore morta que milagrosamente deu frutos em forma frutos do cacau. O senhor então cospe na mão de uma jovem de Xibalba garantindo assim a sua fecundação. É por isso que o povo maia usa chocolate como preliminar para o casamento. Cacau também ajuda a purificar a crianças. Do mesmo modo, o falecido é acompanhado com sementes de cacau na sua viagem para o além.
Uma lenda asteca diz que Quetzalcoatl roubou uma árvore de cacau da terra dos filhos do sol, para presentear seus amigos, os homens, com aquela delícia dos deuses. A referida lenda deve ter influenciado Carolus Linnaeus, botânico sueco, que classificou a planta, denominando-a Theobroma cacao do grego Theo (Deus) e broma (alimento).
A tradição de presentear namorados com chocolate deve ter surgido com a princesa Maria Teresa da Espanha, pois quando a mesma tornou-se a noiva do rei Luís XIV de França, enviou-lhe chocolate de presente em uma cesta em forma de coração. Assim, surgiu o costume dos namorados se presentearem com chocolate. Comemora-se em 07 de julho, o dia mundial do chocolate devido a introdução do produto na Europa, ainda no século XV.
O chocolate em números nos informa que:As mulheres representam 56% dos consumidores de chocolate no Brasil; No Brasil, o consumo de chocolate por pessoa é de 2,5 quilos por ano; O sabor favorito da maioria dos brasileiros é ao leite, com 42% de preferência; 75% da população consome chocolate; 35% da população não troca o chocolate por nada.
GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 14/08/2021
Código do texto: T7320801
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.