TOP 10 BRASILEIRINHAS
1. Vira-lata caramelo. Nem precisa comentar. Devia estampar uma das notas de dinheiro.
2. Silvas e Souzas. Os dois sobrenomes mais comuns. Quer criar um personagem genuinamente brasileiro, coloca esse sobrenome nele. Entretanto, avisamos que os Vaz estão se esforçando muito pelo terceiro lugar.
2. Marias e Josés. Os dois prenomes preferidos. Destaques nas listas em geral, como chamada escolar, aprovados em concursos e vestibulares, premiados em sorteios. Enquanto as pessoas continuarem a batizar seus filhos de Maria e José, o Brasil nunca acaba.
3. Arroz com feijão. Esse é um destaque nosso. Os dois juntos praticamente dão conta do gasto energético do dia, e com qualquer acompanhamento ficam ainda melhores.
4, Máscara no queixo. Não falha. Em qualquer percurso que você faça, oito entre dez mascarados estão com a dita cuja no queixo.
5. Salário mínimo absurdo de tão baixo. Uma vergonha nacional. Os que gostam de comparar o Brasil com os EUA esquecem que, lá, o salário mínimo é real, ou seja, dá para se sustentar por um mês com folga e ainda sobra para cultura e lazer. Só não dá para despesas médicas. Nesse ponto nós ganhamos.
6. O SUS. Nesta, ganhamos de todo mundo. Partindo de uma simples dipirona até cirurgias de alta complexidade, o SUS atende o cidadão sem cobrar um centavo. O melhor sistema de saúde é o nosso.
7. Cuidar dos pais na velhice. Aqui não tem asilo, casa de repouso, condomínio de terceira idade: nós ficamos com os nossos genitores até o inevitável fim.
8. Jabuticaba. Como o vira-lata caramelo, dispensa explicações. Merecia maior destaque da mídia e do comércio.
9. Balança de farmácia. Irresistível. Qualquer saidinha para o comércio envolve entrar na farmácia para se pesar.
10. Levar os parentes na lua-de-mel. Alguns levam até os irmãos. É muita confusão quanto ao antigo papel de filhos e filhas com os papéis de marido e mulher que estão prestes a desempenhar. Quem sabe foi o jeito de conseguir desconto na passagem.
11. Jeitinho brasileiro. Eu disse dez, mas vão ser onze. Listas de dez coisas são um clássico, atraem mais a atenção do que listas de onze. É o famoso jeitinho.
Tangará da Serra, 06/08/2021.