ERA UMA VEZ...
Era uma vez que em nossa cidade, tudo existia. Houvera o Campo do Manejo, antigo quartel militar construído no ano de 1791 para salvaguardar as tropas sediadas na cidade como também aquelas que estivessem em trânsito por estas paragens. Hoje neste local, se encontra construído o nosso Instituto Estadual de Educação (IEE). O Abrigo de Menores, construído nos anos quarenta, no bairro Agronômica, tendo por objetivo abrigar meninos e jovens entre oito e dezoito anos desamparados e “delinquentes”, segundo entendia na época o Juizado de Menores. Quantas celebridades o saudoso hotel La Porta recebera em suas dependências, segundo a história local, Luiz Carlos Prestes houvera se hospedado em um de seus suntuosos quartos. Marco histórico de nossa cidade, infelizmente implodido numa manhã ensolarada de cinco de agosto de mil novecentos e noventa. Amante contumaz da Praça Fernando Machado, porém, por seu descuido, por décadas ficara a espreitar e enamorar o velho Miramar, onde artistas, poetas e boêmios, faziam deste lugar, seu segundo lar, ou seria o primeiro?
O Clube Doze de Agosto da Hercílio Luz, lugar de encontro da fina flor da sociedade manezinha. Grandiosas festas sociais aconteciam naquele local. Bailes carnavalescos onde sua fama ultrapassava os limites catarinenses, os acalorados e disputados bailes de debutantes, sonho das meninas moças da sociedade florianopolitana. Hoje clama por socorro, pois na UTI está. O Santa Catarina Country Club, no bairro Agronômica, só elite participava, hoje um belo conjunto residencial. O Schützenverein zu Florianópolis (Sociedade dos Atiradores do Tiro Alemão), mais tarde tornou-se restaurante, bar, ponto de encontro de alguns boêmios, nos altos da avenida Mauro Ramos, posteriormente vendido para a Igreja Universal do Reino de Deus, onde construiu sua Catedral da Fé. O Campo da Liga na esquina da avenida Mauro Ramos com a rua Bocaiuva, local de grandes duelos futebolísticos da então provinciana Florianópolis, mais tarde nos anos noventa fora construído o Beiramar Shopping. O Degraus da rua Vidal Ramos, a Casa do Suco na rua Padre Miguelinho. O Grupo Engenho, fenômeno no meio musical universitário dos anos oitenta, ultrapassara os limites de Santa Catarina, com direito a uma apresentação no extinto programa global Som Brasil do renomado multiartista Rolando Boldrin. A Bandshow da PMSC que muito abrilhantou as cerimônias cívicas como também muitos bailes nos principais clubes sociais da cidade. Os saudosos Cines São José e Roxy situados na rua Padre Miguelinho, Cine Coral, depois Carlitos na rua João Pinto, Cine Cecomtur, o mais luxuoso e o Cine Ritz, ambos na rua Arcipreste Paiva. No continente havia o Cine Glória na rua Fulvio Aducci e o Cine Jalisco na rua Gaspar Dutra ao lado do 63BI.
Quem não lembra da TV Cultura canal 6, retransmissora da rede Tupi de televisão (a top da época)? Primeiro canal de Florianópolis, hoje Record News. Por lá passaram grandes nomes do rádio catarinense, alguns já completaram seu ciclo neste orbe. As Rádios Anita Garibaldi, Diário da Manhã, Guarujá (Todas na ilha), Santa Catarina (no continente) e Rádio Jornal a Verdade (em São José). Os jornais A Gazeta situado na rua Conselheiro Mafra, O Estado, que após mudanças de endereço fixou sua sede na rodovia SC 401 até o seu final no início de 2009.
Florianópolis já teve seu porto, bem antes de Itajaí. O conjunto portuário Rita Maria integrava o transporte de cargas como também o de passageiros tornando a nossa cidade um grande polo marítimo para a época. No ano de 1965 nossos administradores acharam por bem exterminá-lo do que repensar em uma nova estratégia para o futuro do transporte marítimo de uma capital, pasmem rodeada de água por todos os lados, afinal grande área territorial de Florianópolis está fincada numa ilha. Diferentemente de outras cidades onde o mar, além de emoldurar sua beleza, seus canais são utilizados para o transporte cargueiro como também transportar nativos e turistas onde em seus cais sempre haverá alguém para recebê-los de braços abertos.
E nós continuamos saudosos, sonhando com um possível transporte marítimo de passageiros interligando a região metropolitana... Era uma vez...
Valmir Vilmar de Sousa (Vevê) 030821