PELOS CAMINHOS DA VIDA

PELOS CAMINHOS DA VIDA

Pelos caminhos de minha vida, muitos são os atalhos, veredas, trilhas, enfim, minhas andanças são variadas e pontilhadas de muitas circunstâncias! Mas, em uma delas, em especial, me surpreendi!

Estava eu a pisar o solo palestino, repleto de muita história, e por onde andou um certo galileu!...

E um filme começou a passar pelos meus olhos feitos objetivas de um cinema, em set de gravação!

Quando me deparei com uma pequena aglomeração ao redor de uma manjedoura! E entre ela, três Reis magos e uma família no meio e sobre uns trapos em cima de palhas e envoltos por animais... Tudo muito bucólico e transbordando felicidades, por parte, principalmente de um casal de nomes Maria e José, que embalavam um lindo bebê!

Continuei então, meu caminho pelo set da filmagem e fui parar numa pequena aldeia chamada Nazaré na Galileia. Parei defronte à uma casa humilde e dentro dela um senhor carpinteiro trabalhando no seu ofício. Ao seu lado um garoto que aprendia aquele oficio com seu pai... Mais afastada entretida nas lides da casa e daquela família, uma jovem mulher de nome Maria.

Passados mais algum tempo, eu perambulava por aquela aldeia de Nazaré. Pude ver quando um jovem aparentando seus 30 anos, alto, de cabelos longos, tez morena, olhos claros, cercado por uma pequena multidão, lhe falava e anunciava um reino!

E todos o escutavam com muito interesse! Pois sua voz, gestos e atitudes eram extraordinariamente cativantes... Aquele jovem falava com autoridade de quem sabia muito bem do que falava!

Mais alguns dias, e eu ainda estava em Nazaré, quando entrei numa sinagoga e lá estava aquele jovem, pregando e anunciando um reino! De repente, aquele jovem disse aos ouvintes, que, nenhum profeta era bem vindo na sua terra! Palavras duras que desagradaram à assembleia.

Ela então, o execrou intimidando-o e levando-o ao alto de um Monte chamado de Monte do Precipício e o ameaçaram de jogá- lo lá de cima! Mas, ele se retirou em paz e ninguém colocou mãos nele!

Eu, então, mudei minha rota e fui para as margens de um grande lago conhecido por Mar da Galileia. Lá percebi novamente aquele notável galileu, na companhia de seus amigos pescadores. Ele os acompanhava naquele barco, ora pescando com eles, ora se deslocando à outra margem daquele pequeno mar, para pregar à multidões que começaram a seguí-lo por onde ele estivesse!

E ele, sempre cativando seguidores com seu jeito de amor e misericórdia com todos, principalmente com os que mais necessitavam de curas de doenças...

Mas, o galileu, começou a mostrar a sua verdadeira identidade, quando iniciou e surpreendeu a todos com a realização de MILAGRES! Fazia enxergar os cegos... Andar os coxos... Expulsava espíritos malignos, curava doenças, andou sobre as águas, ressuscitou mortos, sentava-se à mesa com pecadores e os tratava com afeição e amor...

Fui então, para um alto Monte chamado Tabor; E lá vi uma cena inusitada: Aquele galileu, se transfigurou na frente de três amigos, assumindo uma grandiosa luminosidade e se fazia na companhia de Moisés e Elias, dois personagens daquele povo que já distava mil anos na história!

Sua fama começou a se espalhar pela Palestina e as notícias chegaram ao Governador PONCIO PILATOS em, Jerusalém, que começou a se preocupar com o crescimento daquele galileu e arregimentar grandes multidões, que já o aclamavam como seu novo Rei!

Mas, aquele povo tinha como seus mentores os anciãos, sacerdotes, fariseus, os conselhos e toda uma estrutura religiosa dos judeus do seu tempo, e que, começaram a manifestar inveja e ódio daquele galileu, pois ele se auto afirmava “Filho de Deus”!

E aquele filme continuava a passar pelas minhas objetivas. Estava eu então, numa outra ocasião, na capital de todos os Judeus: “Jerusalém” e vi outra cena inusitada: O galileu ao entrar no Templo, se irritou com a presença de vendedores e cambistas, e os expulsou de lá, pois eles estavam profanando a Casa de Deus!

Uma das atitudes que mais se observava naquele jovem galileu era a de sempre se retirar para falar com seu Pai. E isso ele p fazia no Monte das Oliveiras, levando consigo alguns dos seus amigos que o seguiam! Ate que um dia, estando ele à noite retirado em oração, foi surpreendido pelo beijo da traição de um deles e que o entregou aos guardas do sinédrio que lá foram para prender aquele galileu!

E o fizeram levando-o ao Sumo Sacerdote Caifás, que após o interrogar e bater-lhe com violência de socos e chutes, o mandou para o Governador PONCIO PILATOS, que o entregou ao povo para julga-lo conforme suas próprias leis, pois da parte dele como romano, não via nele nenhuma culpa.

Horas depois, um corpo pregado no alto de uma grande cruz, jazia desfalecido e sangrando. Aos pés da cruz, uma mulher (sua mãe) e um discípulo lastimavam a sua morte em profunda tristeza!

Eu, então continuava a minha peregrinação por aquelas terras, quando próximo ao Monte do Calvário onde fora pregado na cruz, vi um semelhante ao JOVEM GALILEU que se aproximou de mim e me perguntou: “Alfredo, meu filho”! Quero que você volte ao seu tempo e testemunhe tudo o que você viu sobre mim. Sou eu mesmo quem te fala e estou vivo... Ressuscitei e estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos!

Jose Alfredo -

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 03/08/2021
Reeditado em 04/08/2021
Código do texto: T7313161
Classificação de conteúdo: seguro