MÚSICA... INSPIRAÇÃO DIVINA ?!

MÚSICA... INSPIRAÇÃO DIVINA ?!

Acordei às 2,15 hs desta bela sexta-feira, 16/julho... não, não se trata de insônia fui dormir bem antes das 21 horas de quinta, estava não sei por quê bastante cansado. No dia anterior lera pelos jornais depoimento do "play" Mário Frias (ou de sua Equipe) afirmando, via Johan Sebastian Bach, que a Música feita na Terra é de inspiração divina ou, invertendo a direção, deve ser feita para a glorificação d'Êle. Na minha opinião, nem uma coisa nem outra... certamente não é por inspiração celeste que se faz esses "pavores" atuais, expondo a Mulher como mero objeto sexual, nem serve para "louvar a Deus" tanta idiotice musical que se produz hoje no Brasil. Fico com a opinião do Esoterismo de que Deus, Senhor do Universo "não está nem aí" para essas partículas ridículas da Galáxia (ou Cosmos) chamadas Homem mas somos inclinados, intimados até, a sermos melhores a cada dia exatamente porque somos "partículas d'Êle", Consciência Universal, princípio e final de TUDO, antes e depois dos Tempos.

Daí, a querer "engessar" a criação musical sob parâmetros religiosos -- de qualquer tipo, crente ou católica, budista ou islâmica -- vai muita distância !

Bolsonaro "escolhe a dedo" seus Ministros e Secretários, nos parecem quase todos "meio malucos", cópias dele, portanto. Sempre achei o Mário Frias meio "tantã", dispensar uma "sereia" como a Nívea Stelmann não é coisa comum, certamente que não é ! E haja "puxar o saco" do presidente "doido de pedra", o Frias não parece fazer outra coisa na tal Secretaria. Até rimou... Evangélicos viraram "donos da razão" nesses tempos insanos !

Mas, escrevo de madrugada, 3 horas ou quase isso, motivado por trechos de sonho que tive agora. Li recentemente que nosso cérebro continua ativo o tempo todo, tentando solucionar as tarefas para as quais não temos resposta imediata... por isso nos vem apenas horas ou dias depois aquela idéia salvadora que procuramos desesperadamente.

Me parece que nossa "massa cinzenta" tira os momentos de sono (e sonho) "para se divertir"... hoje foi um deles ! Num pátio grande de fábrica lá está o sujeito (que seria eu) tentando convencer esparsos empregados a abrirem "espaços" num site que êle criara, o "Gangorra" ou algo assim. Convenceu 3 ou 4 que ganharam 13 ou 15 "inskillions" (?!) de espaço, algo como mega ou giga. O sonho salta para o Morro onde nasci, na ruela de barro e pedras lisas que nos leva até modesto poço cavado na rocha, 3 ou 4 metros somente, inesgotável, mesmo no verão. Ao lado, 4 senhores negros distintos, muito bem vestidos à moda antiga tocam violões e cantam linda melodia. A reconheço como de minha autoria... me exibem folha dupla de caderno com poemas, minha letra, claro, porém as poesias lá só viriam a ser criadas anos depois de eu sair do Morro e deixar para trás toda aquela miséria.

Retrocedemos os 5 pelo triste caminho... "de quem é a música" ?, pergunto ao mais talentoso:

-- "É nossa, dos 4" !, responde modesto e o sonho finda.

Que música linda, quisera eu tê-la criado ! "Sumiu" !

"NATO" AZEVEDO (em 16 de julho 2021, 2,30 hs