LARANJEIRA ENTREVISTADA POR UMA CRIANÇA

LARANJEIRA ENTREVISTADA POR UMA CRIANÇA

Mário Osny Rosa

Certo menino de uma escola recebeu como trabalho de final de ano; entrevistar uma arvore frutífera. Nosso personagem foi entrevistar uma laranjeira.

Desde criança quando chupava uma laranja ficava matutando.- Será como ela é feita?

- Dona laranjeira desde de pequeno ficava impressionado quando chupava uma laranja, pela sua doçura sua cor brilhante, questionei como outros meninos e ninguém conseguiu me contar o que procurava saber.

- Mas o que você quer saber?

- Bom, quero saber como surgiu a laranjeira?

- Você já escutou a história da criação do mundo/

- Aquela que o padre às vezes conta na igreja na leitura do evangelho.

- Sim essa mesma, então conhece alguma coisa, pois Deus fez todas as coisas.

- Claro Deus fez todas as coisas.

- Então começamos eu nasci.

- Isso mesmo.

- Você já chupou uma laranja?

- Sim comi muitas laranjas.

- Comeu casca sementes?

- Não comi, mas chupei, ela, a casca, e as sementes, e o bagaço joguei fora.

- Como assim! Porquê jogou fora as sementes?

- Sim o que ia fazer com as sementes, quando chupava cinco laranjas!

- Você já imaginou quem foi que plantou o pé de laranja daquelas que comeu?

- Realmente eram pés de laranja, bem velho, que tinha em nosso pasto, desde de criança já os conhecia.

- Continuam dando laranjas?

- Sim continuam dando laranja bem doce.

- O que quer mais saber?

- Dos pés de laranjas só se comem as laranjas?

- Não, as folhas e as flores são servem para fazer chá,

- Chá! Para que serve esse chá?

- Ele é um bom calmante quando o chá é bebido à noite à pessoa dorme mais tranqüila.

- A laranja tem mais serventia como remédio?

- Sim que tem, ela tem a famosa vitamina “C” que é o maior remédio para prevenir de gripe.

- Nunca ouvi falar dessa tal de vitamina “C”.

- É uma vitamina que todos deveriam tomar como preventivo, é melhor prevenir do que curar uma gripe.

- E a casca da laranja tem alguma serventia?

- Na falta das folhas a casca serve para fazer chá, e ainda mais quando seca para acender o fogo.

- Acender o fogo? Mas ela não é querosene como explica isso melhor?

- Nos poros da casca tem um combustível que se pressionando a casca contra o fogo de uma vela causa uma pequena explosão.

- É verdade que acontece isso?

- Tenho mais uma pergunta.

- Qual é a pergunta?

- Como se forma a laranja no pé?

- Não sei se você vai entender como isso funciona, sem ter muito estudo, envolve botânica agronomia e outras coisas mais.

- Quanta coisa só par chupar uma laranja?

- Somos um laboratório prefeito extraímos da terra todos os nutrientes para finalmente termos as folhas flores e frutos.

- Que coisa complicada, pé de laranja?

- E você é mais complicado do que eu.

- Como sou mais complicado?

- Não estou enterrado na terra como você.

- Mas somos muito parecidos.

- Como assim?

- Sou um laboratório da flora e você é um laboratório humano e bem parecido.

- Explica melhor esse negócio de parecidos.

- Nós não vivemos sem a água.

- Já é tarde vou voltar para casa, noutro dia poderei fazer mais perguntas?

- Sim podemos continuar em outra oportunidade.

- Agora é a minha vez de perguntar, o porque dessa entrevista?

- Minha professora pediu para cada aluno entrevistar uma planta eu escolhi a laranjeira.

- E você vai apresentar na escola essa entrevista?

- Sim como trabalho final do ano letivo.

No final do ano a entrevista que foi representada por dois personagens e a narração do entrevistador ele recebeu uma boa nota em botânica, ciências e português.

Florianópolis, 26 de novembro de 2004.

morja@intergate.com.br

Asor
Enviado por Asor em 18/11/2005
Código do texto: T73124