Silenciar é mentir

ESTAVA remexendo numa caixa de velhos papéis( mas com bastante cuidado e usando duas máscaras porque o "cheirim" e "poeirinha" desses guardados é veneno para asmático crônico) e dentre esse "acervo"encontrei uma anotação que fiz numa velha caderneta há mais de vinte anos: uma frase de um escritor paraguaio, Augusto Roa Bastos. talvez um dos maiores escritores de nuestra américa em todos os tempos. Ele morreu no exílio, é autor de um romance fascinante: "Eu o Supremo". A frase foi pronunciada numa entrevista em que criticou a conivência dos intelectuais com as ditaduras e ditadores. Ele disse: "Nada promove tanto o autoritarismo quanto o silêncio". Uma verdade abissal. É o silêncio que gera as condições para a instalação das ditaduras. É ele caracterizado pela omissão, a conivência e, ão raro, apoio aos fascistas. Miguel de Unamuno, um grande pensador e homem independente cometeu em vida o pecado do silêncio e da omissão quando no início da ofensiva fascista ana Espanha apoiou o franquismo. Mas se redimiu no famoso discurso do dia da raça. Ele disse: há momentos que silenciar é mentir. Mas na caderneta li outra frase que julgo ainda mais arretada e verdadeira. É de Martin Luther King: "Oque me preocupa não é o gtito dos maus, mas o silêncio dos bons".

Acho, sinceramente, que no momento há muita gente boa em silêncio ante os arreganhos e provocações dos maus que querem deletara democracia. Está em marcha um plano para fascistizar o nosso país. Calar é consentir e apoiaros fascistas. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 31/07/2021
Código do texto: T7311047
Classificação de conteúdo: seguro