Homens e Máquinas

Fazer várias coisas ao mesmo tempo é fácil para alguns, difícil para a maioria, mas todo mundo gostaria de possuir essa habilidade. Assim, nosso dia de vinte e quatro horas poderia estender-se um pouquinho e a vida seria mais intensa. Há atividades facilmente conciliáveis como ouvir música e escrever conforme estou fazendo. Aliás, a música “casa” com quase todos os afazeres como estudar, ler, escrever, comer, trabalhar, arrumar a casa, como também dirigir e movimentar-se para todo lugar com nossos fones de ouvido.

Há quem afirme que esse “malabarismo mental” está associado à juventude e também ao sexo feminino. Segundo muitos pesquisadores a mente da mulher está mais apta a se bipartir ou tripartir sem prejuízo do resultado de nenhuma atividade por possuir conexões cerebrais mais fortes entre os dois hemisférios do que as do homem. Uma máquina feminina? Será? Vejo pessoas idosas muito mais ágeis mentalmente que a garotada bem como homens que executam tarefas simultâneas eficientemente, mas em termos percentuais sou levada a crer que mulheres, principalmente mães, são craques nesse truque. Imaginem uma mãe com dois ou mais filhos (podendo ser um que vale por muitos), trabalhando fora ou não, casada ou não, quantas tarefas precisa executar por dia? Múltiplas e paralelas com toda a certeza. A destreza também depende da saúde e sagacidade da pessoa, portanto, é uma incógnita saber ao certo quem assobia e chupa cana melhor ou mantém um olho no padre e outro na missa. Não falo de múltiplos talentos aqui, mas sim de atividades simultâneas. Acho lindo ver pessoas que cantam enquanto tocam um instrumento musical, por exemplo, artistas são seres verdadeiramente especiais.

Mas tem gente que mesmo detentora de ótima capacidade cognitiva executa uma única tarefa de cada vez porque é detalhista, focada (virginiana talvez) ou então sofre de déficit de atenção como eu. O que eu já queimei de panelas no fogão e esqueci as chaves penduradas do lado de fora da porta não está no gibi, tudo bem perigoso. Pelejo para não falhar, haja cápsula de vitamina B12, Ômega 3, ginkgo biloba e congêneres para dar um empurrãozinho…

Considerando que quase tudo é treino e aprendizado, sempre é tempo de mudar. É possível estabelecer gatilhos e melhorar a memória e a fixação. Porém… Cada pessoa veio ao mundo com um arsenal de habilidades pré-moldadas também. Certamente que antes de nascer houve gente que não entrou na “fila” de equilibrar um monte de tarefas ao mesmo tempo, mas em contrapartida entrou na “fila” de outras aptidões importantes e é boa naquilo que faz, isso que vale.

Somente as máquinas, aí incluídos os robôs, celulares e computadores que são incansáveis no acúmulo de funções sem comprometer a qualidade do resultado, todavia se faltar luz (ou a bateria descarregar) e não houver gerador de energia a coisa vai complicar. Se o trabalho não estiver salvo ou copiado em outro lugar, babau, um abraço. Some-se a isso os bugs e possíveis hackers. Ninguém hackeia nosso cérebro, ele é uma maravilha divina que inclusive cria e programa essas engenhocas todas. Entonces não estamos tão perdidos assim, podemos equilibrar tarefas no nosso ritmo e maneira peculiar, apesar de que a competição e necessidade de produzir mais e melhor num mundo globalizado causam premência por resultados. Amo o famoso discurso no filme “O Grande Ditador”, de Charles Chaplin, em que veementemente conclama: “Não sois máquina! Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas!”. Lindo, não? Essas palavras sem dúvida encerram tudo.