A voz dos números

Quando não se sabe, não existe responsabilidade. Em 1872 o Brasil vivenciou o primeiro censo demográfico. O censo, ou recenseamento, é normalmente realizado de dez em dez anos, apresentando um arcabouço de informações sobre os diversos vieses da população.

As políticas públicas são definidas a partir desses dados que direcionam onde deve ser os investimentos conscientes, objetivando manter o equilíbrio social e econômico. Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) o censo foi adiado, por falta de orçamento. Diante desse contexto, com vários questionamentos: Como ficam a saúde, educação e a desigualdade social?

Tal decisão gerou diversos debates, é fato que a negligência do recenseamento representa a invisibilidade de dados fundamentais na estruturação da sociedade. Sem o censo, todas as campanhas foram difratadas, os grupos vulneráveis à miséria, ao contágio do vírus pandêmico, ficaram desassistidos. A ausência de dados oficiais e atualizados paralisará todos os investimentos nacionais e internacionais.

A realização do censo possibilita analisar qualitativamente e quantitativamente os pontos negativos e positivos que norteiam o contexto social das comunidades. Dessa forma, desperta os indivíduos com a utilização do diálogo direto e indireto, articulando movimentos informativos dos direitos que muitos ainda não acessaram, devido à ausência de informação. Isso gera uma corrente de agentes conscienciosos e habilitados a enfrentar os casos de desproteção social.

A problemática gerada perpassa no contexto de bestialização dos indivíduos, que alienados a uma realidade imposta por um sistema polarizado não questionam e não fazem questionar o setor competente. Aquele que deveria investigar as estatísticas no que se refere à expectativa de vida, mortalidade infantil, ao acesso à saúde, à educação, ao saneamento básico, à água canalizada e ao direito de ser e pertencer.

Portanto, o colapso já é visível em um país de dimensões geográficas gigantescas e realidades diversas.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 29/07/2021
Código do texto: T7309853
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.