Lembrando mães...

Vem aí o dia das mães, todos os anos isso acontece como meio de aumentar o faturamento do comércio nesta época do ano, dizem que o dia das mães só é superado neste sentido pelo Natal.

Claro que isso é um dado matemático de pesquisa e puramente comercial mas dele podemos deduzir a importância e carinho que tem a entidade mãe na sociedade.

Mãe é mais que um ser humano qualquer, mãe acolhe ao filho em seu ventre por nove longos meses, sou pai e presenciei isso e hoje com amigas aqui mesmo bem próximas estou vendo o sofrimento de exames e mais exames, cuidar de outros filhos pequenos com aquele barrigão além do desespero de engordar muitos kg e depois ter de fazer o maior sacrifício pra entrar em forma novamente.

Mãe também tem de dar o leite e ficar com os bicos rachados e doloridos pelas mordidas do neném além de passar óleo de amêndoas na barriga e seios pra não ganhar um monte de estrias.

Hoje as coisas estão mudando um pouco, mas me lembro bem que no meu tempo de infância as mães ficavam o dia todo cuidando da casa, da comida e de deixar as crianças arrumadas pra escola, pra deitar etc.

Lembro-me do esforço de minha mãe quando mesmo atingida pelo câncer que a corroeu e levou deste mundo tão cedo, querendo sempre que tivéssemos um delicioso prato no domingo ao menos, muitas vezes a via apoiar-se ao não ter forças para rodar a manivela de sua máquina de fazer macarrão, ou queimar as mãos pegando folhas de lasanha pelando da panela com água fervente.

Lembro-me perfeitamente dela comprar e distribuir presentes aos médicos e enfermeiros que cuidaram dela em São Paulo ao sair do hospital já desenganada para morrer em aqui em São José dos Campos.

Lembro-me também dos textos que deixou em um caderninho de anotações só encontrado após sua morte pedindo à minha irmã mais velha que não descuidasse de seus irmãos mais novos e de sua preocupação com meu irmão que aprontava muito como adolescente.

Acho que todos tem muitas coisas boas para se lembrar de suas mães por todo o carinho que nos deram ou dão e por isso acho muito justo que seu dia seja o mais lembrado entre as datas do comércio.

Eu também vou prestar minha homenagem, levando ao cemitério palmas brancas e amarelas que eram suas flores prediletas.

Mas nesse momento me vem a mente que tenho de pedir cuidados a todos pela nossa mãe natureza que tantas coisas boas nos dá para que possamos viver e que a cada dia vem sendo mais e mais sacrificada e desprezada.

Feliz dia das mães.

São José dos Campos, 10/05/2006