Lados

Assisto a muitos noticiários e acompanho vários analistas políticos. Embora haja divergência entre eles em vários assuntos, a maioria, como eu, faz oposição a este governo, incompetente e com tendências antidemocráticas.
É claro que isso é uma bolha, mas quando vejo os argumentos das pessoas de fora dela, percebo que é a certa.
Quem defende tratamento precoce para a COVID não consegue apresentar um estudo sério e respeitado que corrobore sua aplicação, não há provas sobre fraude nas eleições para justificar o gasto de R$ 2 bilhões com o voto impresso, as estatísticas comprovam que, ao invés de aumentar a segurança individual, armar a população dificulta a segurança pública e aumenta o número de mortes por armas de fogo, nosso comércio exterior está sendo prejudicado pela devastação ambiental, pelas posturas e ataques às minorias, nossa economia demora mais a reagir pela falta de vacinas do que devido às restrições impostas pela pandemia...
Percebo, porém, que mais do que ignorar fatos, ciência e leis que norteiam àqueles que torcem por um impeachment ou, pelo menos, para que Bolsonaro não se reeleja, seus apoiadores fazem constantes revisões em suas crenças para adequá-las a cada momento do mito, que se vendeu como incorruptível, mas, na primeira desavença, demitiu Moro, até então considerado um baluarte do combate à corrupção e que caiu atirando sobre a intenção de interferência na PF. Como explicar o áudio da cunhada acusando o Jair de peculato, as denúncias envolvendo vacinas e a prevaricação?
E o que dizer da aliança com o Centrão, que ele chamava de velha política, o apoio à eleição do Lira - réu no STF por corrupção, o bilionário orçamento secreto para a compra de congressistas, o fundão, a cessão de espaço dos militares e de Guedes ao PP, tido como um dos mais fisiológicos partidos do País? Ciro Nogueira na Casa Civil?
Confesso-me meio depressiva desde o resultado das urnas em 2018, mas me consola pensar que, para mim, seria muito pior estar do lado de lá.
 
Texto publicado na minha coluna semanal do jornal Alô Brasília.
Veja no jornal acessando:
http://alo.com.br/impresso/qui-29-07-2021/
Estou na página 7, Vida & Lazer
Também pode ser lido na minha coluna online
https://alo.com.br/lados/