CUMPLICIDADE. VENDILHÕES DA CONSCIÊNCIA E DO TEMPLO.

Não é preciso definir etimologicamente o que seja egoísmo, mas na concepção do genial Kant é “paixão humana fundamental que consiste na submissão do dever ao interesse particular em detrimento da lei moral” Grifos Nossos.

Quantos hoje andam nesses caminhos, apoiando o mal? E por quase nada, as vezes um mísero interesse.

A singular e perfeita tanto quanto singela definição do kantismo esgota gênero e espécies da negra faceta humana que assola o mundo, coletiva e particularmente. E os egoistas têm seus sócios e fortalecidas cadeias, as cadeias do interesse que corrompem valores que se tinha antes e são afogados pela fraqueza de personalidade e pela onda interminável dos desejos pessoais calcados também na submissão à maldade.

Se não se vence a correnteza do rio deixemos que ele nos leve, é a didática da cumplicidade ao egoísmo formando assim o caudaloso rio de desencontros do humanismo desejado que fica longe das margens desse rio que aportaria em coisa melhor.

Assim, violenta-se a sociedade, famílias, lares, solidariedade, socorro, carinho, amor enfim. É a história do homem, do caráter, da maldade, da tranquilidade em assistir os atingidos pelo egoísmo.

Como vendilhões do templo os que deixam de nadar contra essa corrente do mal vendem suas consciências, como pelo lucro vendiam a Casa de Deus e por Cristo foram expulsos.

O fraco que cede diante da maior das fraquezas, o egoísmo, e contra ele não luta nem rompe cadeias é pior do que o dominador.

Assim fazem os que aderem à corrupção dos princípios, como ensinou Kant “na submissão do dever...em detrimento da lei moral”.

“Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.

Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.

Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” ( I Tim 6, 7-10)

Assim se portam os egoistas e os que os seguem! E todos que apoiam o mal evidente, dando-lhe prestígio, defendendo-o.

Podemos ler em Efésios 4:17-32

"E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza. Mas vós não aprendestes assim a Cristo. Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo."

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 28/07/2021
Reeditado em 28/07/2021
Código do texto: T7309432
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.