O FRIO E SUAS LEMBRANÇAS.... 17h10min. (Reminiscências).

Estamos evidenciando um frio congelante em nossa cidade, com temperaturas até abaixo de 0, é evidente que lembranças venham a nossa mente, através dos “arquivos” d´alma...

Há exatamente 46 anos atrás, no dia 17 de julho, uma quinta-feira, nevava em Curitiba, era aproximadamente um pouco mais das sete horas da manhã, quando o nosso vizinho, o Luiz, que mais tarde seria o nosso genro, bateu na janela do nosso quarto para nos avisar que estava nevando.

Caia a neve de modo até abundante, isto foi até perto de oito horas, para muitos o fato passou desapercebido, mas a Natureza é pródiga deu uma segunda chance aos que não viram, perto de meio dia o fato se repetiu, tínhamos terminado de atender um cliente, Farmácia Confiança, - hoje de saudosa memória – ao nos dirigir para o carro, notamos que o fenômeno estava se repetindo, com dificuldade, dirigindo com mais cuidado conseguimos chegar em casa.

Foi um reboliço na cidade, se esgotaram os filmes, pois todo mundo queria tirar fotos daquele dia inusitado, que demorou tanto a se repetir, depois de mais quatro décadas, - 1929 - novamente estava nevando em nossa cidade, a Vanice já estava com 13 anos, a Marylene com 8 e a Nice Hellene com três anos. Já fazia três anos que morávamos aqui.

Na noite de quinta para sexta, uma forte geada, marcou sua presença, levantamos para fazer o café matinal, abrimos a torneira, e a água não saia, pois, os canos e a caixa d´água estava também congelada, evidenciando que não estávamos preparados para tanto frio.

Passados os momentos de euforia, as tristes notícias vinham chegando, os cafezais do Paraná tinham sido dizimados, por repentina variação climática, a Geada Negra e o café era a lavoura de destaque em nosso estado, o novo governado# havia tomado posse em 15 de março de 1975, realmente esta anomalia do clima, se constituiu num desafio, para que o estado buscasse uma agricultura mais diversificada, em que o café tinha papel de destaque, pois o Paraná era um dos maiores produtores, a nível mundial.

É quase improvável que este fenômeno se repita novamente nestes dias de muito frio, huns torcem para que isto aconteça novamente 17h55mi.

*Jaime Canet Júnior, foi em empresário de destaque, e foi nomeado governador pelo regime militar da época, ele nasceu Ourinhos SP em 19 de janeiro de 1925, faleceu em nossa cidade, em 21 de agosto de 2016. Soube vencer este enorme desafio, ocorrido já nos primeiros meses de seu governo... Curitiba, 28 de julho de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul https://www.recantodasltras.com./br/autores/walmorzimerman

mensaagensespiritas.site walmor.zimrman@gmail.com

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 28/07/2021
Reeditado em 28/07/2021
Código do texto: T7309326
Classificação de conteúdo: seguro