PsiSSAcanálise: é errado ter pavio curto?

Acontece muito.

Você pensa em se afastar daquela pessoa por causa do temperamento que ela tem, que é capaz de queimar o seu filme entre os amigos, entre as amigas, no trabalho, etc.

Tal pessoa parece sempre prestes a angariar inimigos que “sobram” para você, porque a balança do julgamento também acaba se inclinando para o seu lado.

E o pior é que, às vezes, tal pessoa parece adorar ser desse jeito para demonstrar que “tem personalidade”. É que essa pessoa gosta de se definir como alguém “de pavio curto”, pois bastam uns poucos minutos para ela explodir igual a uma banana de dinamite.

É errado ter pavio curto? Essa pessoa que é assim deveria ser submetida a uma terapia de psicanálise para que possa livrar você dessa “psissacanálise”?

Não sei, não tenho a resposta.

Mas, para aliviar a barra dessas pessoas (que são “pavio curto”), trago para você (leitor, leitora) quatro exemplos de personagens da ficção que ficaram simpáticos no cinema ou em antigos contos clássicos. Essa amostra grátis servirá para aguçar sua curiosidade a ponto de você ir conferir o restante que consta da lista elaborada pelo pessoal da página “ADOROCINEMA”, cujo link eu deixo logo abaixo.

::::::::::::::::::::::

12.º colocado — “Gru”, do filme “Meu Malvado Favorito”.

(...)

8.º colocado — “Zangado”, de: Branca de Neve e os 7 Anões”.

(...)

6.º colocado — “Raiva” (sim, esse é o nome do personagem), da animação gráfica do ano de 2015 que tem o seguinte título em nossa língua: Divertida Mente.

5.º colocado — “Shrek”, o ogro (não, não é “sogro”), da famosa e conhecidíssima animação gráfica que tem o mesmo nome do personagem.

:::::::::::::::::::::

Eis aí apenas 4 dos 12 colocados, cuja lista completa (quem será que leva o primeiro lugar...?) você confere com descrições detalhadas de cada um, pelo seguinte link (copie/cole):

https://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-121510/

::::::::::::::::

Bem, talvez não seja tão ruim ter a amizade de alguém de “pavio curto” (que você já entendeu que significa “pessoa de pouca paciência”) e até mesmo se essa pessoa for você.

Psicanálise ou PsiSSAcanálise? Vai depender do tamanho de cada surto.

:::::::::::

Da série: “Freud para quem explode”