' AOS NOSSOS QUERIDOS AVÓS'...

HOJE É DIA DE OLHAR PARA O NOSSO PASSADO COM O CORAÇÃO AGRADECIDO , É ENTENDER A IMPORTANCIA DOS NOSSOS AVÓS ELES FORMAM O COMEÇO DA NOSSA ESTÓRIA. EU TIVE DUAS AVÓS MARAVILHOSAS, A MINHA AVÓ POR PARTE DE PAI, TIVE POUQUISSIMO CONTATO, EU ERA MUITO NOVA QUANDO ELE SE FOI, MAS LEMBRO DO MELHOR PASTEL QUE COMI NA MINHA VIDA, FOI ELA QUEM FEZ. A MINHA AVÓ POR PARTE DA MINHA MÃE TENHO AS MELHORES RECORDAÇÕES, QUANDO NASCI , ELA JÁ MORAVA CONOSCO E ESTABELECEMOS UM VINCULO DE AMIZADE E CAMARADAGEM INESQUECIVEL, O NOME DELA ERA GEORGINA, SEMPRE PERGUNTAVA A ELA SE A MINHA BISAVÓ TEVE DEPRESSÃO PÓS PARTO PARA BATIZA~LA COM UM NOME TÃO FEIO, NENHUM RECEM NASCIDO MERECE UM NOME COMO ESSE, ENTÃO A FAMILIA TODA CHAMAVA DE GENI. MAS COMO DIZEM QUEM HERDA NÃO FURTA ELA TEVE A INSENSATEZ DE BATIZAR MINHA MÃE COM O NOME DE FLORISBELA, E QUE LÓGICO TODA A FAMILIA CHAMAVA DE ANITA..A MINHA AVÓ GENI , ERA UMA MULHER ALEM DO TEMPO, SUPER MODERNA E TINHA UM CARISMA DE AMOR QUE ERA SÓ DELA.SÓ CONHECI ELA VESTIDA DE PRETO, EM RAZÃO DO LUTO DO MEU AVÔ..MAS LEMBRO DOS COLARES DE PEROLAS, E ELA USAVA O SABONETE DA MYLURGIA E O TALCO TAMBEM, QUE VINHA NUM ESTOJO REDONDO COM UMA ALMOFADA PEQUENA REDONDA ONDE ELA SALPICAVA O ROSTO E O CORPO COM O BRANCO PÓ, E O PERFUME TAMBEM DA MESMA MARCA. ELA ERA O MAXIMO TINHA UM SORRISO DE VÓ, O SORRISO DE VÓ É UM SORRISO DE AMOR.E ELA ERA DEUM BOM HUMOR, NA REALIDADE ELA ERA EMOCIONALMENTE MUITO MAIS JOVEM QUE MINHA MÃE.ELA ERA MUITO MUITO LEGAL. MUITO VAIDOSA E SE NEGAVA OS BRANCOS CABELOS E UM DIA UMA TIA MINHA FOI PASSAR UMA TINTA E ERROU NA DOSE ELA FICOU COM O CABELO ROXO E MEU PAI QUE BRINCAVA MUITO COM ELA DIZIA-' NOSSA QUE LINDO, NÃO SABIA, QUE A SENHORA IA PARTICIPAR DA ESCOLA DE SAMBA'..ELA FICAVA DOIDA, ELA TINHA UM CANARIO LINDO E ELA PEDIU PARA COMPRAR UMA GAIOLA TODA INVOCADA..EM TEMPOS DE NATAL ELA FAZIA OS PANETONES, MAS ERAM MUITOS , ME LEMBRO, ELA COM O LENÇO NA CABEÇA, E SOBRE A PEDRA NA COZINHA ,NÃO HAVIA ESPAÇO PARA TANTOS, O AROMA DO PANETONE ME LEVA PARA ESSE MOMENTO TÃO ACONCHEGANTE. E NO QUINTAL DA CASA ,TINHA A COZINHA CAIPIRA , TINHA UM FOGÃO Á LENHA E NUM IMENSO TACHO DE COBRE, ELA COM UMA COLHER DE PAU, MEXIA O DELICIOSO DOCE DE GOIABA ,QUE SÓ ELE SABIA FAZER.. E COMO ELA MORAVA COM A GENTE , UMA FAMILIA DE APENAS NOVE IRMÃOS, ELA TAMBEM TINHA BASTANTE FILHOS, E TAMBEM IRMÃS , ENTÃO A NOSSA CASA VIRAVA UMA FESTA, E CADA FILHA ,OU FILHO, DELA TRAZIA DOCES SUPER GOSTOSOS E ELA DIVIDIA COM A GENTE .O ANIVERSARIO DE 8O ANOS , FOI UM ACONTECIMENTO, FOI FESTA O DIA INTEIRO. O MEU PAI TINHA UMA CONECÇÃO COM ELA , ELE E MINHA MÃE FAZIAM DE TUDO,QUANDO MEU PAI CONSTRUIU A CASA, O MAIOR QUARTO ERA SÓ PARA ELA, E ELA DIZIA;= QUE ELA NUNCA FOI TÃO FELIZ, COMO NESSE TEMPO QUE MOROU COM A GENTE.ÁS VEZES QUANDO ELA TINHA UMA DOENÇA E ELA SARAVA, O MEU PAI QUE ERA MEDICO CHEGAVA E FALAVA 'DONA GENI, QUE TAL UMA CERVEJINHA, AGORA NO BAR DO CAETANO? E ELA EM MINUTOS, JÁ ESTAVA PRONTA, E MINHA MÃE, MAS SERÁ QUE CERTO ANTENOR? ELE FALAVA ; 2- ANITA ELA ESTA PRONTA PARA A VIDA , DEIXA ELA VIVER'..ADORAVA QUANDO PEQUENA LEVAR ELA NA IGREJA E COMO ELA FERVOROSA E UM DIA ELA FOI COMUNGAR E O PADRE VIROU AS COSTAS ,E DEIXOU ELA NO VÁCUO, JÁ ESTAVA BEM VELHINHA , VOLTOU CHORANDO PRA CASA. PORQUE PARA ELA A COMUNHÃO, ERA MUITO MAS MUITO IMPORTANTE. E NÓS DA FAMILIA FOMOS BRIGAR COM O PADRE, QUE LOGO DEPOIS FOI ATÉ A MINHA CASA LEVAR A COMUNHÃO.NÃO TEM COMO NÃO REVERENCIAR ESSA MULHER MARAVILHOSA, ELE ERA DAS NOSSAS. ELA ERA EXTREMAMENTE INTEIRADA EM TUDO, ELA ERA O MAXIMO. MEU PAI E MINHA MÃE EXAGERADOS NO COMPRIMENTO DAS SAIAS, TODO MUNTO COM SAIA NO JOELHO E A GENTE COM UMA ROUPA TÃO MAIS CUMPRIDA E O DETALHE O UNIFORME COM O SAPATO VULCABRAS , COMPRADO NA CASA PRIMAVERA,.NÓS ERAMOS AS FIGURAS MAIS ENGRAÇADAS, E O DETALHE O CABELO CORTADO COMO UMA TIGELA., EU IA PRA ESCOLA, MINHA VÓ FALAVA ;- CHEGA AQUI , VAMOS VIRAR NA CINTURA, NÃO VAI DESSE JEITO, VOCES PARECEM MARIA MIJONAS., E PASSOU UMA BRONCA NO MEU PAI E NA MINHA MÃE E CONVENCEU..A PERDA DA MINHA VÓ FOI A PRIMEIRA GRANDE PERDA NA FAMILIA, FOI O MEU PRIMEIRO LUTO.MAS COMO DIGO E REPITO , AS PESSOAS NÃO SE VÃO , ELAS PERMANECEM NAS ENTRANHAS ESPIRITUAIS DAS NOSSAS VIDAS.. FELIZ DIA DELA QUE PROPORCIONOU NA MINHA VIDA MOMENTOS INENARRÁVEIS. HOJE QUERO AGRADECER A DEUS POR ESSE PRESENTE NA MINHA VIDA..

Raquel de Abreu Varalta
Enviado por Raquel de Abreu Varalta em 26/07/2021
Reeditado em 26/07/2021
Código do texto: T7307486
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.