Repúdio das Artes e das Letras

GOSTO de dar uma pesquisada na história, mesmo sendo apenas um mero amador, sem possuir o conhecimento necessário para esse tipo de empreitada. Mas sou teimoso e faço minhas viagens meio atabalhoadas pelos caminhos e veredas da história.

Assim, dia desses dei uma vasculhada sobre o papel dos intelectuais e artistas no tocante ao posicionamento em relação aos poderes discricionários em diversas épocas. Infelizmente sempre houve por parte de vários apoio aos regimes autoritários.Exemplo: Hitler, Mussolini, Stálin, Franco, Salazar... tiveram apoio de intelectuais e artistas.

Na França, país que fez a Revolução das Revoluções sob o tema Igualdade, Liberdade e Fraternidade, além de parte da inteligência ter sido partidária do terrore do tempo da monarquia, também apoiaram Napoleão emsuas guerras.Mais: houve intelectuais que foram coniventes com a República de Vichi que era submissa a Hitler. No entanto na Revolta dos Estudantes, no maio vermelho a inteligência ficou com a revolta. Com De Gaulle ficou apenas Andre Malraux.

Por aqui na ditadura vários intelectuais e artistas,uma minoria,ficaram com oregme discricionário. Uma vergonha. Viviam decama emesa com os generais da ditadura.

Felizmente agora a maioria quase absoluta dos grandes das leras e dasartesestá contra o governo proovocador e psicopata. Duvido que se aponte um nome de grande ds letras e das artes que apoie o governo.Só se for os medíocreeartistas e aescritores de araque. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/07/2021
Código do texto: T7304871
Classificação de conteúdo: seguro