Solidariedade, Piedade, Compaixão

PARA mim a emoção da solidariedade não é só uma opção do ser humano, mas um dever. Não é cidadão quem não pratica a emoção da solidariedade. Como viver de verdade sem ser solidário? Que espécie de pessoa é aquela incapaz de um gesto de solidariedade? A mim repugna os frios de coração.Eles não são cristãos.Como aceitar esse tipo de comportamento egoísta, frio, abjeto e materialista?

Não estou exagerando, mas apontando um absurdo, a existência dos incapazes de um gesto de solidariedade.E alguns deles, pasmem, se dizem cristãos, mas são apenas sepulcros caiados.

Longe de mim estar defendendo que as pessoas se desfaçam dos seus bens em benefício dos mais pobres. Não, não se trata disso. Apenas defendo que se seja solidário e abra mão daquilo que lhe for possível doar. Que se seja capaz de praticar um belo gesto de solidariedade. Detalhe: ninguém está seguro cercado de miséria por todos os lados.

Sou um homem vivido, já presenciei muita coisa. Nunca deixei de me indignar contra a frieza, contra os insensíveis à solidariedade, à piedade e à compaixão.Faço questão de explicitar a minha indignação contra a falta de solidariedade.

Para encerrar cito uma frase do escritor italiano Malaparte:

"Não pode haver num povo, o sentimento da liberdade, se nao há osentimento da piedade". Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 20/07/2021
Código do texto: T7303443
Classificação de conteúdo: seguro